Nova ferramenta de estatísticas facilita gestão de unidades judiciais
SAJ Insights, lançado nesta sexta-feira (24), substitui o SAJ EST na geração de relatórios, que agora serão mais visuais
Presidente Fernando Tourinho fez a abertura do workshop virtual da Softplan. Foto: Caio Loureiro.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, anunciou o lançamento do SAJ Insights, que gera relatórios, com apresentação visual, sobre a tramitação processual de cada unidade judicial. Na ocasião, também foi realizado um Workshop online sobre o sistema para cerca de 300 servidores, promovido pela empresa Sofplan.
A ferramenta substitui de forma aprimorada o SAJ EST. Na capacitação, a Softplan apresentou as principais funcionalidades e dicas de operação.
O desembargador Fernando Tourinho avalia que quem souber usar a ferramenta vai gerir melhor a sua unidade. “Vai otimizar o serviço que nós estamos prestando. Tanto o magistrado como o chefe de secretaria são gestores da unidade. Na verdade, todos nós somos gestores. Então eu conclamo a todos que assistamos com muita atenção a apresentação da Sofplan”, disse o presidente.
Os magistrados e servidores que não puderam acompanhar o workshop nesta manhã, podem assistir aqui. Cursos presenciais também serão realizados na Escola Superior da Magistratura (Esmal).
“Não é apenas uma compilação de dados, mas sim uma linguagem visual que facilita a compreensão da situação da unidade”, destaca a juíza auxiliar da Presidência Lorena Carla Sotto-Mayor.
“Além disso, a ferramenta é muito interessante porque você pode comparar a sua unidade com outras semelhantes. Isso permite que você cheque pontos em que, por exemplo, a outra unidade é mais eficiente, e você pode interagir com essa unidade para entender como eles estão dando encaminhamento a determinado tipo de processo. As possibilidades são inúmeras”, detalha a juíza Lorena.
Para o diretor de Tecnologia do Tribunal, José Baptista, as vantagens do SAJ Insights sobre o SAJ EST são diversas. “Acredito que a principal delas é de você ter uma ferramenta totalmente visual. Uma ferramenta onde você pode explorar gráficos de acordo com a demanda, inclusive comparando com os gráficos de outras unidades. Isso dá um poder de análise muito maior”.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













