Juíza Carolina Valões publica livro sobre Justiça Restaurativa
Lançamento acontece nesta quarta-feira, 8 de março, às 17h, na sede da Esmal
Arte: Renata Tauber
Nesta quarta-feira, 8 de março, data que marca o Dia Internacional da Mulher, a juíza Carolina Valões lançará o livro “Justiça Restaurativa pela lente de uma magistrada: um relato de experiência”. A cerimônia de lançamento terá início às 17h, na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), localizada na Rua Cônego Machado, 1061, no bairro Farol, em Maceió.
No livro, a magistrada e ex-coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa (JR) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) trata da política judiciária da JR, e sua aplicação nos crimes cometidos com violência doméstica e familiar contra a mulher. A obra também apresenta o panorama detalhado da implementação da política no Poder Judiciário.
No primeiro capítulo da publicação, a autora discorre sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa e a sua aplicação na seara da violência doméstica e familiar contra a mulher. Já no segundo, ela revela o modelo de JR do TJAL e o passo a passo da implementação do programa em Alagoas, que se deu no 4º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Maceió.
No terceiro e último capítulo, a magistrada expõe sua análise sobre os processos restaurativos de atendimentos das vítimas e ofensores e da aptidão das práticas restaurativas aplicadas funcionarem como política judiciária de enfrentamento à violência contra a mulher.
Carolina Valões conclui a obra apresentando os resultados de sua pesquisa, além de levantar uma série de preocupações e propostas para o aperfeiçoamento do programa no Poder Judiciário.













