CGJAL parabeniza magistradas pelo Dia Internacional das Juízas
Data foi instituída para ampliar a conscientização sobre a participação plena e igualitária das juízas do Poder Judiciário Mundial
Arte: Rafael Alves.
O Corregedor-Geral, Des. Domingos de Araújo Lima Neto, parabeniza a todas as magistradas do Poder Judiciário de Alagoas pelo Dia Internacional das Juízas, comemorado neste 10 de março. A celebração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a 15ª Conferência Bianual da Associação Internacional de Mulheres Juízas, realizada em março de 2021.
O intuito da data, comemorada pela segunda vez em 2023, é promover a participação plena e igualitária das juízas do Poder Judiciário, celebrar os progressos e ampliar a conscientização sobre o tema. Para o Corregedor-Geral Domingos Neto, a participação de mulheres na atividade judicante tem sido crescente nos últimos anos, o que tem sido benéfico para a Justiça e sociedade.
“O ingresso da mulher na magistratura a nível nacional e mundial, como bem ressaltou a Organização das Nações Unidas, traz maior legitimidade ao Poder Judiciário. Importante lembrar que a primeira juíza do Brasil - Auri Moura Costa, é nordestina, do Ceará, tendo sido nomeada em 1939, quando somente homens atuavam como magistrados. Desde então acompanhamos o número crescente de magistradas, notadamente no judiciário alagoano. Suas efetivas atuações, frente a diversos projetos, são imprescindíveis, trazendo uma ótica humana e social para o jurisdicionado”, ratificou Domingos Neto.
Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com













