Judiciário e OAB discutem medidas para agilizar processos de violência contra a mulher
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, ouviu, nesta segunda-feira (13), demandas apresentadas pela presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten, e advogadas da Caixa de Assistência, Comissão Especial da Mulher, Comissão da Mulher Advogada e Ouvidoria da Mulher. O principal pedido foi um relatório sobre os processos de violência doméstica contra a mulher que tramitam no Judiciário alagoano.
“Tivemos a satisfação de receber a atual presidente da Ordem dos Advogados, Natália Von Sohsten, nesse mês de março. Várias advogadas tiveram conosco e fizeram alguns pleitos que foram recepcionados e certamente no espaço de tempo curto nós vamos começar a dar respostas a todos esses pleitos. A maior preocupação, eu diria, está concentrado na vara da violência contra a mulher. Já estamos tomando as medidas cabíveis para diminuir a aflição daquela unidade justamente poder oferecer o melhor serviço às mulheres alagoanas”, explicou o presidente.
As juízas Luana Cavalcante, Lívia Mattos e Natália Castro, da Coordenadoria da Mulher do TJAL, a magistrada auxiliar da Presidência, Lorena Sotto-Mayor, e a chefe de gabinete da Presidência, Mariá Tenório, também participaram do encontro.
Encontro com as advogadas ocorreu na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
Na ocasião, as advogadas também solicitaram realização de mutirão nas varas com competência de julgar o tema, criação de uma sala humanizada para aleitamento materno e vagas de estacionamento para advogadas gestantes no Fórum da Capital.
“Viemos em alusão ao Mês da Mulher com essa equipe grande para simbolizar a força e a presença da mulher nesses espaços de representatividade. A preocupação é, sobretudo, com essa violência contra a mulher que ainda, infelizmente, tem números que assolam o nosso estado e que até entristecem porque nós trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos, mas sente que os números não diminuem, infelizmente”, relatou a presidente da OAB/AL.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - RF