Orlando Rocha Filho participa do 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Judiciário
Objetivo é debater metodologias que auxiliem as Cortes no tratamento adequado dos conflitos e no gerenciamento de precedentes; evento segue até sexta (17), em Belo Horizonte
Desembargador Orlando Rocha Filho coordena o Centro de Inteligência do TJ de Alagoas.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Orlando Rocha Filho, participa do 1º Congresso dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário. O evento teve início nessa quarta (15) e segue até sexta (17), na cidade de Belo Horizonte.
O objetivo é debater metodologias que auxiliem as Cortes no tratamento adequado dos conflitos e no gerenciamento de precedentes. "Os Centros de Inteligência contribuem para que se observem os precedentes e, assim, a gente possa diminuir a quantidade de demandas, principalmente as predatórias. Fazer imperar essa prática de julgar de acordo com os precedentes otimiza a prestação jurisdicional", destacou o desembargador.
Ainda segundo Orlando Rocha Filho, a inteligência artificial também desempenha papel importante em relação à subida de recursos aos tribunais superiores. Em novembro de 2021, o TJAL assinou termo de cooperação técnica com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) para uso do Sistema Athos. A ferramenta de inteligência artificial auxilia na análise de admissibilidade dos recursos especiais que são enviados ao STJ.
"Estamos aqui discutindo essa importante ferramenta, encontrando, todos juntos, uma solução para se adotar essa ferramenta em definitivo", destacou o desembargador, que coordena o Centro de Inteligência do TJAL, criado por meio da resolução nº 05/2021.
O congresso é promovido pelo TJ de Minas Gerais e pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6).
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br














