Magistratura 27/03/2023 - 11:10:17
'Presidência do TJ terá diálogo constante com a magistratura', afirma Fernando Tourinho
Em reunião na Almagis, nesta segunda (27), desembargador ouviu pleitos da associação e apresentou projetos do TJAL

TJAL e Almagis buscam melhorias na prestação de serviços aos jurisdicionados

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, afirmou que os juízes terão um canal permanente de diálogo com a Corte, visando sempre melhorar a prestação jurisdicional no estado. "Diálogo é essencial. O nosso foco é encontrar alternativas para melhorar os serviços ofertados à sociedade", destacou o desembargador durante visita à Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), nesta segunda-feira (27).

Fernando Tourinho ouviu pleitos dos magistrados e falou do empenho da Presidência em atender os pedidos, apesar das limitações orçamentárias. "Temos o menor duodécimo, proporcionalmente, do país, mas isso não significa que não faremos nada. Vamos agir sempre com responsabilidade, buscando dar uma boa condição de trabalho para que se possa produzir mais e melhor", enfatizou. 

O desembargador lembrou que já estão em andamento projetos de reforma em unidades judiciárias da capital e do interior. Fernando Tourinho reforçou ainda a importância de os juízes estarem nas comarcas e manterem um bom entrosamento com assessores e chefes de gabinete, para que haja uma boa gestão das unidades. "O magistrado sozinho pouca coisa realiza".       

O presidente da Almagis, juiz Hélio Pinheiro, considerou positivo o encontro. "Esse diálogo permanente e transparente da associação com a Presidência é de fundamental importância. Faz com que a gente, dialogando, consiga melhorar a prestação jurisdicional, beneficiando a sociedade. Também é uma forma de valorizar a magistratura e os anseios de melhorias da classe, os anseios de melhorias nas condições de trabalho e na política remuneratória".

Também estiveram na Almagis os desembargadores Domingos Neto, corregedor-geral da Justiça, e Paulo Zacarias.

Homenagem

Durante a visita, Fernando Tourinho foi homenageado com o termo de posse de quando assumiu a Presidência da Almagis, em 2002. O desembargador ficou à frente da associação até 2006. 


Fernando Tourinho recebeu o termo de posse de quando assumiu a Presidência da Almagis, em 2002. Foto: Caio Loureiro

Corregedoria

O corregedor-geral da Justiça, Domingos Neto, em conversa com os juízes, afirmou que a CGJ, mais do que um órgão sensor, deve atuar visando à orientação e ao acolhimento. "O caminho é o diálogo, a integração. A Corregedoria está de portas abertas para ouvir os magistrados". 

 
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br