Estudantes da rede estadual visitam Centro de Cultura e Memória do Judiciário
Momento promovido pelo PCJE envolveu cerca de 40 alunos da Escola Estadual Silveira Camerino
Imagem cedida pelo PCJE
Cerca de 40 estudantes realizaram uma visita ao Centro de Cultura e Memória do Judiciário (CCM), alunos da Escola Estadual Silveira Camerino. A visitação, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) no dia 21 de março, foi a primeira parceria entre o PCJE e o CCM em 2023.
Durante a visitação, os adolescentes conheceram um pouco da história do Poder Judiciário em Alagoas, além dos objetos históricos alocados no espaço. Entre os fatos históricos abordados durante a pequena tour pelo museu, estava a Quebra de Xangô, evento ocorrido em 1912, e marcado pela destruição de terreiros e perseguição a adeptos de religiões de matriz africana.
A diretora do Centro de Cultura e Memória, Irina Costa, afirmou que a visita ao espaço é uma ótima ferramenta de aprendizagem para esses estudantes.
“O que está exposto no prédio do CCM vai além da história do Judiciário, mas aborda a história de Alagoas como um todo. A iniciativa do PCJE induz esses alunos a conhecerem a própria história, conhecerem a si mesmos”, disse Irina.
O Centro de Cultura e Memória está localizado no prédio histórico do TJAL, na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser agendadas pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br













