PCJE leva estudantes para conhecer Memorial Pontes de Miranda
Visitas culturais, palestras e debates fazem parte do plano de atividades do Cidadania e Justiça na Escola para 2023
Nesta quinta-feira (13), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), uma visita de estudantes da Escola Estadual Edmilson Pontes ao acervo Memorial Pontes de Miranda. A atividade integra o plano de atividades elaborado pelo programa e apresentado às secretarias municipal e estadual de Educação, para o ano letivo de 2023.
Na ocasião, cerca de 30 estudantes conheceram o acervo pessoal do jurista alagoano Pontes de Miranda, além de diversas obras relacionadas à história da Justiça do Trabalho em Alagoas.
Para a pedagoga Luzia Rodrigues, integrante do PCJE, a visita despertou nos estudantes um incentivo para conhecerem mais sobre grandes nomes alagoanos. “Visitar um lugar como esse desperta nos alunos o desejo de serem protagonistas das ações da sociedade. Ao conhecer a história e acervo de um alagoano tão ilustre, eles se sentem incentivados a conhecer ainda mais sobre a história do estado, assim como figuras ilustres locais”, afirmou Luzia.
Plano de atividades do PCJE para 2023
Para o ano letivo de 2023, o PCJE tem como tema norteador “Sou cidadão(ã): conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade”. Por meio de debates e palestras e mesas, os estudantes serão estimulados a refletir sobre seus direitos e deveres enquanto parte integrante da sociedade, atuando também como replicadores dos conhecimentos apreendidos.
Além das palestras e visitações a museus, como o Memorial Pontes de Miranda e o Centro de Cultura e Memória do TJAL, também estão previstas ações como visitas a bibliotecas, sessões de cinema e debates sobre os temas abordados nos filmes, e oficinas de contação de histórias. As atividades tratarão de assuntos como saúde mental, prevenção e combate ao uso de drogas e combate ao trabalho infantil.
O plano de atividades para 2023 também contempla projetos já tradicionais do PCJE, como o Jovem Juiz, o Adote um Idoso, o 10º Concurso de Redações e o Natal Solidário.
O Jovem Juiz, com previsão de realização em maio e setembro, levará estudantes para participar de um julgamento, além de conhecer os procedimentos e funções desempenhadas em um tribunal do júri. Já o Adote Um Idoso, que acontecerá em meados de agosto, visa a troca de experiências e conhecimentos entre os adolescentes e idosos abrigados em instituições de cuidados.
Em outubro haverá a 10ª edição do Concurso de Redações, projeto que visa premiar produções textuais de estudantes atendidos pelo PCJE. Os alunos deverão produzir textos dissertativos-argumentativos, tendo como base os conhecimentos obtidos nas ações realizadas pelo programa ao longo de todo o ano.
Encerrando o ano, o Natal Solidário presenteará crianças de duas instituições parceiras do PCJE. Promovido em parceria com todo o Poder Judiciário, o projeto conta com a solidariedade de magistrados e servidores do TJAL para levar a alegria do Natal para crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Mauricio Santana - Ascom Esmal/TJAL
(82) 2126-5378 - imprensa@tjal.jus.br













