Programa Integrar 16/10/2009 - 12:16:59
CNJ capacita conciliadores do Poder Judiciário alagoano
Workshop acontece na Esmal e reúne 64 conciliadores em dois dias

Conciliadores divididos em grupos participam de dinâmica no workshop Conciliadores divididos em grupos participam de dinâmica no workshop Itawiltanã Albuquerque

     Conciliadores do Poder Judiciário de Alagoas que atuam nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e na Central de Conciliação participaram, nas manhãs desta quinta (15) e sexta-feiras (16), de um workshop ministrado por técnicos do Programa Integrar, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo dessa parceria entre o CNJ e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) é promover a troca de experiências e o aprimoramento da prática das audiências de conciliação.

     “Nós dividimos os conciliadores em pequenos grupos, formando equipes para trabalharem assuntos relacionados à prática cotidiana nos seus respectivos locais de trabalho. Geramos debates sobre diversas questões e compartilhamos nossas experiências”, disse Nádia Lopes, técnica do Programa Integrar.

     Os temas abordados foram relacionados principalmente com as audiências de conciliação, abordando desde as questões de como iniciá-la a todo o seu procedimento, incluindo maneiras de encontrar a solução para o conflito. Além disso, foram esclarecidas as funções do advogado e do representante legal (preposto), na audiência.

     O workshop aconteceu no miniauditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) e contou com a participação de 64 conciliadores. As atividades foram divididas em dois dias para não haver prejuízo nas audiências de conciliação, iniciando ás 8h00 e seguindo até às 13h00 nos dois dias.