Esmal 27/04/2023 - 17:38:35
Centro de Cultura e Memória recebe visita de estudantes em ação do PCJE
Momento oportunizou que cerca de 30 alunos de escola pública conhecessem um pouco mais do Judiciário alagoano

Visita foi realizada nesta quinta-feira (27). Foto: Maurício Santana Visita foi realizada nesta quinta-feira (27). Foto: Maurício Santana

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu, na tarde desta quinta-feira (27), uma visita com cerca de 30 estudantes da Escola Municipal Pompeu Sarmento ao Centro de Cultura e Memória (CCM). Os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história de Alagoas sob a ótica do Poder Judiciário.

A visita começou no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), onde a servidora Margarida Melo falou sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Os alunos aprenderam um pouco sobre o papel de cada cargo ocupado no âmbito da Justiça, como magistrado, desembargador, defensor público e promotor de justiça. 

No Pleno do TJAL, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento do Judiciário alagoano. Foto: Mauricio Santana.

Já no prédio do CCM, os adolescentes assistiram a uma projeção em vídeo sobre o Quebra de Xangô, evento de intolerância religiosa ocorrido em 1912, que foi marcado pela destruição de terreiros e perseguição a adeptos de religiões de matriz africana. 

Além da projeção, os estudantes conheceram a Sala da Liberdade, onde puderam ver um breve resumo histórico sobre grandes conquistas de minorias, como o voto feminino e a abolição da escravidão. Por meio de equipamentos eletrônicos, eles viram antigos documentos e artefatos que marcam esses períodos de conquista.  

Alunos da Escola Pompeu Sarmento em visita da Sala da Liberdade, no Centro de Cultura e Memória. Foto: Mauricio Santana

Para a diretora do Centro de Cultura e Memória, Irina Costa, o momento da visita contribui não apenas para a formação acadêmica dos estudantes, mas também para a formação humana e cidadã.

“Ao conhecerem todas as conquistas e as leis que os amparam, esses estudantes saem daqui com um pouco mais de noção sobre como o Judiciário funciona a favor deles, além de conhecer a própria história”, finalizou Irina. 

O Centro de Cultura e Memória está localizado no prédio histórico do TJAL, na Praça Deodoro, Centro. As visitações estão abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h, podendo ser agendadas pelo e-mail ccmtjal@gmail.com.


Mauricio Santana - Ascom Esmal/ TJAL
(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br