Presidência 08/05/2023 - 12:19:23
Fernando Tourinho reforça colaboração do Judiciário na defesa dos direitos da advocacia
Presidente do TJAL participou da Caravana de Prerrogativas na sede da OAB/AL, que contou com representantes de instituições estaduais e federais

Fernando Tourinho para a classe dos advogados, na OAB/AL. Fernando Tourinho para a classe dos advogados, na OAB/AL. Foto: Caio Loureiro.
TJAL e OAB de Alagoas reforçam diálogo em prol do processo judicial

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o desembargador Fernando Tourinho, reforçou a colaboração do Judiciário na defesa dos direitos da advocacia, em evento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), nesta segunda-feira (8). A Caravana de Prerrogativas reuniu instituições estaduais e federais para solucionar os problemas enfrentados pelos advogados.

Fernando Tourinho apontou o diálogo entre as instituições como o melhor caminho para contornar as dificuldades. “Esses temas não são novos. São de ontem e hoje. Para a Justiça resolver grande parte dos gargalos, nós precisamos conversar mais. Só assim teremos condições de minimizar muitos problemas do dia a dia", afirmou.

O presidente da OAB/AL, Vagner Paes, apontou a sensibilidade do TJAL com a defesa da prática da advocacia no estado. “Como diz o desembargador Tourinho, somos peças da mesma engrenagem. A nossa busca será com a melhoria. A advocacia não está pedindo nada mais que a prática do dever legal".

O Corregedor Geral da Justiça de Alagoas, o desembargador Domingos Neto, destacou a importância em criar pontes com os diversos parceiros do sistema judicial. “A OAB é um pilar importante da Justiça e é essencial que o Judiciário se aproxime desses atores para existir um sistema mais efetivo e operante”, ressaltou.

Marcondes Costa, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/AL, afirmou que o TJAL tem demonstrado um papel fundamental na defesa dos direitos da classe. “O acesso a inquéritos policiais, despachos diretamente com magistrados, a cordialidade perante as audiências de instrução e julgamento são pautas da sociedade. O TJ tenta dirimir essas questões para que possamos ter mais harmonia ainda dentro do processo judicial”, disse.

Ainda estavam presentes o desembargador Fábio Ferrario, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Conselho Federal da OAB, da Secretaria de Segurança Pública e do Ministério Público.


Mark Nascimento - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br