Geral 10/05/2023 - 13:27:54
Manual do Estagiário de Direito do TJAL garante melhor aproveitamento e adaptação
Cartilha pode ser adotada pelas unidades judiciais de maneira voluntária e foi aprovada pela administração do Novo Banco de Boas Práticas (NBBP)

Arte: Dicom TJAL.

O Manual do Estagiário de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) garante melhor aproveitamento e acelera o processo de adaptação do estagiário. A cartilha foi desenvolvida pela assessora Renata Vieira, do 1º Juizado Especial de Arapiraca, comandado pela juíza Carolina Valões. O documento pode ser adotado voluntariamente por outras unidades.

Durante uma semana, é realizado um processo de recepção do estagiário, no qual consiste em explicar, de forma didática e prática, o funcionamento do Poder Judiciário e do setor que ele vai atuar, bem como detalhes do contrato de estágio. Ainda é realizada uma avaliação sobre as habilidades, competências e perfil comportamental, para verificar em qual função o estagiário pode atuar de forma mais ativa.

O manual apresenta também ao estagiário o Código de Normas, o Intrajus, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), a aferição Juízo Proativo e as Metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A metodologia busca evitar interrupções do servidor durante o trabalho para explicar atividades e impede que o estagiário se sinta perdido e demore muito tempo para se situar dentro da unidade. Dessa forma, o estagiário pode aproveitar ao máximo a oportunidade e contribuir de modo mais efetivo com a Justiça.

Para que o manual seja utilizado de maneira mais adequada, é importante que cada unidade foque em explicar sua competência e os procedimentos internos próprios no momento de colocar em prática os métodos. A boa prática se transformou em um curso, ministrado por Renata Vieira, junto à Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal). 

Aprovação da Boa Prática

A aprovação da Boa Prática ocorreu nesta segunda-feira (8), pela administração do Novo Banco de Boas Práticas do Poder Judiciário de Alagoas (NBBP), e estavam presentes na reunião os integrantes juiz Rafael Casado, auxiliar da Presidência e presidente da JustInova; o juiz Phillippe Melo, auxiliar da CGJ; o diretor adjunto de Tecnologia da Informação (Diati), José Baptista; e os analistas Guilherme Rossilho e Aretha Schulz.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL MN
imprensa@tjal.jus.br