Servidoras e juízas que trabalham no Fórum de Maceió e no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) tiveram uma manhã especial, nesta sexta-feira (12). Elas foram recepcionadas com rosas e música em uma ação pela Secretaria Especial da Presidência do TJAL para celebrar o Dia das Mães.
Presidente Fernando Tourinho e Luciana Omena, secretária especial da Presidência. Foto: Adeildo Lobo
Um espaço para fotos, com painel iluminado, poltrona e tapete, foi montado e atraiu a atenção de quem passava. "Muito bom chegar ao trabalho e ser homenageada por esse dia tão especial. O Tribunal está sempre nos enaltecendo", destacou a servidora Maria Laura, que é mãe da Marília, de 30 anos, e do Rodrigo, de 26.
A homenagem surpreendeu a copeira Ediglecia da Silva, mãe do Paulo Victor, de 12 anos, e do Felipe, de seis. "É bom ser lembrada. A luta para criar nossos filhos é grande. O amor que temos por eles é uma bênção". Para Ediglecia, mãe é sinônimo de amor. "Um amor que não cabe no peito da gente. Pra defender nossos filhos viramos onça".
Servidoras do Judiciário receberam homenagem pelo Dia das Mães. Foto: Caio Loureiro
A juíza Lorena Sotto-Mayor, auxiliar da Presidência do TJAL, afirmou que a ação é uma forma de lembrar o cotidiano de renúncia e sacrifício de muitas mães. "Servidoras e juízas muitas vezes têm que conciliar de maneira criativa e corajosa a maternidade e as atribuições funcionais".
Para a magistrada, que é mãe da Lis, de sete anos, e da Estela, de três anos, a maternidade é a experiência mais significativa de sua vida. "O amor por nossos filhos nos impulsiona a seguir em frente".
A servidora Alessandra Campos aproveitou o cenário montado no hall de entrada do TJAL para tirar foto com a filha, a pequena Amélie, de um ano. "Achei a iniciativa muito boa. Ano passado eu estava grávida e agora vou passar o primeiro Dia das Mães com a minha filha. É uma data muito especial".
O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, visitou setores da Corte e parabenizou servidoras pelo Dia das Mães. "A homenagem é mais do que justa. Se não fossem nossas mães a gente não seria muita coisa", disse.
Presidente Fernando Tourinho destacou a importância de se comemorar o Dia das Mães. Foto: Caio Loureiro
Valorização
De acordo com o diretor-geral do TJAL, Eloy Melo, a ação buscou valorizar as mães que atuam no Judiciário. "O presidente Fernando Tourinho não ia deixar de fazer essa singela homenagem às mães. Foi uma forma de mostrar para as servidoras e magistradas que elas são importantes e que estamos juntos nesse projeto ".
O superintendente do Fórum de Maceió, juiz George Omena, parabenizou a Presidência pela iniciativa. Ele participou da ação entregando rosas para magistradas, servidoras e prestadoras de serviços que atuam na Justiça de 1º Grau, na Capital.

Vídeos
A Diretoria de Comunicação do TJAL produziu vídeos com servidoras e magistradas que atuam em unidades do primeiro grau de jurisdição falando sobre as dificuldades e as realizações da maternidade.
O material pode ser conferido abaixo:
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br