Presidente discute novas ações da Comissão de Gestão de Memória
Fernando Tourinho orientou servidores sobre as prioridades relacionadas ao arquivo, restauro de documentos e o museu
 Desembargador Fernando Tourinho conduziu reunião no gabinete da Presidência.  Foto: Caio Loureiro.
								Desembargador Fernando Tourinho conduziu reunião no gabinete da Presidência.  Foto: Caio Loureiro.
							O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, reuniu-se com a Comissão de Gestão de Memória, nesta quarta-feira (17). Na ocasião, foram apresentadas as ações da comissão até o momento, e o chefe do Judiciário definiu diretrizes para o trabalho da área daqui em diante.
O presidente enfatizou que os servidores precisam se dividir para dar a devida atenção a três frentes de trabalho correlatas: arquivo, restauro de documentos e museu.
“Vamos ter, na semana que vem, uma reunião com a comissão documental, que tem mais a ver com o arquivo, mas é necessário que essas comissões andem juntas. É muito importante a gente contar nossa história. Pretendemos inclusive criar um departamento de restauro para resgatar processos históricos”, afirmou Tourinho.
Membro da Comissão, o juiz e historiador Claudemiro Avelino, apresentou todo o trabalho realizado pela comissão até o momento, com a busca, identificação, restauração e correto armazenamento de documentos históricos encontrados na Capital e no interior.
“Em 2012, quando eu descobri o termo de posse do primeiro homem formado em Direito que veio ser magistrado em Alagoas, nós fizemos um evento grandioso que foi o tricentenário da Justiça, com base nesse documento. De lá pra cá, juntamos acervo para hoje termos o nosso memorial”, afirmou o magistrado, se referindo ao museu do Centro de Cultura e Memória do Judiciário.
Claudemiro Avelino destacou o empenho do presidente na questão. “É muito positivo esse respeito que ele demonstrou à memória, e essa disposição de realizar reuniões com as equipes de gestão da memória e dos arquivos”.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br
 
																					 
																					 
																					 
																					 
																					 
																					 
																			 
     
     
 
 
  
  
  
 












