Juízes e servidores palestram sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
Ações ocorreram em parceria com Defensoria Pública, MP, Conselhos Tutelares e outros órgãos da rede de apoio
Juiz Vinícius Araújo explicou o papel da Justiça e dos órgãos de proteção. Foto: JGNotícias
Magistrados e servidores do Poder Judiciário de Alagoas participaram, nesta semana, de eventos para debater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações foram feitas em parceria com Defensoria Pública, Ministério Público, Prefeituras, Conselhos Tutelares e outros órgãos da rede de apoio.
Na quarta (17), o juiz Vinícius Araújo, da Comarca de Joaquim Gomes, palestrou para cerca de 80 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do município de Flexeiras. O magistrado alertou as crianças e falou sobre a importância de procurarem ajuda. Explicou ainda o papel da Justiça e dos órgãos de proteção.
Os juízes Guilherme Bubolz, Marina Gurgel e Eliana Acioly, de Rio Largo, também participaram de ação alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Na última quarta (17), os magistrados dialogaram com estudantes e profissionais da educação.
"Buscamos trazer esse problema à tona para a sociedade. Pelo tempo que os agentes escolares passam com as crianças e adolescentes, é possível fazer uma observação na mudança de comportamento e identificar abusos", afirmou Guilherme Bubolz.

Magistrado Guilherme Bubolz dialogou com estudantes de escola municipal de Rio Largo. Foto: Mark Nascimento
São Sebastião, Marechal Deodoro e União dos Palmares
O juiz Rafael Wanderley, da comarca de São Sebastião, participou de roda de conversa na Secretaria Municipal de Educação. "Conversamos com motoristas de transporte escolar, agentes de saúde, vigias e porteiros de escolas, pessoas que têm um contato mais próximo com as crianças. Todos precisam estar atentos aos sinais de violência, especialmente a de natureza sexual", afirmou o magistrado. "O Judiciário está pronto para agir quando acionado, mas precisamos do apoio da sociedade", reforçou.

Juiz Rafael Wanderley reforçou importância do apoio da sociedade no combate ao abuso sexual contra crianças e jovens
Os juízes Lígia Seabra e Kleber Borba, de União dos Palmares, debateram o assunto em evento promovido pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Magistrada Lígia Seabra palestrou sobre o assunto durante evento em União dos Palmares
Também na quarta (17), equipe de servidores da 1ª Vara Cível e Criminal/Infância e Juventude de Marechal Deodoro conversou com estudantes da rede municipal de ensino sobre a campanha de combate ao abuso e exploração sexual. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas com informações sobre o tema.
"Sair do Fórum e ir ao encontro de crianças e jovens para falar de um tema tão importante foi um momento grandioso, principalmente por saber que daquela roda de conversa sairão agentes multiplicadores e uma juventude mais consciente de seus direitos", destacou a servidora Rayllane Mayara.

Ação em Marechal Deodoro alusiva ao Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Maceió
No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nessa quinta (18), cerca de 300 alunos da rede pública estadual e municipal de Maceió assistiram à palestra do juiz Ygor Figueirêdo, na sede do TJAL. A ação foi iniciativa do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Durante a palestra, o magistrado apresentou as questões legais acerca dos crimes sexuais e os dados estatísticos do país. O juiz explicou também o que é abuso sexual e as maneiras como ele pode ocorrer, além de apresentar os canais de denúncia, como o Disque 100 e o Disque Denúncia 180.

imprensa@tjal.jus.br













