Esmal 23/05/2023 - 06:58:17
7ª edição do projeto 'Adote um Idoso' leva música e poesia para lar de acolhimento
Atividade promovida pelo PCJE, em parceria com o Lar São Vicente de Paulo, visa interação entre gerações

Na tarde desta segunda-feira (22), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) realizou mais uma edição do tradicional projeto Adote Um Idoso, em parceria com o Lar de Idosos São Vicente de Paulo e a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos. A campanha, atualmente em sua 7ª edição, estimula a troca de experiências e aprendizado entre os idosos e estudantes de escolas contempladas pelo programa.

Cerca de 20 alunos da Escola Estadual Edmilson Pontes e Escola Municipal Zumbi dos Palmares visitaram o abrigo para conhecer os idosos, entre os quais cada um foi designado a um adolescente para momentos de interação. Os jovens levaram cartas, poemas e outros textos para os abrigados no lar.

Além dos estudantes, o evento teve momentos de contação de histórias e declamação de poesias com Luzia Rodrigues, integrante do PCJE, e Mira Dantas, supervisora da biblioteca Graciliano Ramos e coordenadora do PROLER.

“Essa parceria entre a Esmal e a Biblioteca vem se mostrando cada vez mais produtiva no que se propõe a fazer. Por meio das cartas, conseguimos incentivar esses estudantes na leitura e escrita, além do exercício da empatia com os idosos do lar”, afirmou a coordenadora.

Ainda mantendo o entretenimento da tarde, os idosos foram agraciados com apresentações musicais de Ascânio Gama, servidor do Poder Judiciário, que cantou clássicos do forró pé de serra com auxílio do violão.

Apesar da qualidade de todas as atrações, a grande estrela da tarde foi a “Banda Nosso Lar”, formada por funcionários e idosos abrigados no Lar São Vicente de Paulo. Para o senhor José Fidele, de 76 anos, o momento foi inesperado, mas muito bem-vindo.

“Eu gostei muito de estar aqui, com festa e com música. Nunca esperei por uma coisa assim, e a gente ainda teve com quem conversar e falar da vida. Espero que tenha de novo, porque quero me divertir assim sempre”, desejou o senhor, que abrilhantou a tarde como vocalista e percussionista de triângulo.

Assim como seu Fidele, a diretora administrativa do Lar São Vicente de Paulo, Juliana Laís, contou que não vê a hora de mais momentos como esse serem realizados no abrigo. Segundo Juliana, os idosos na maior parte do tempo não recebem visitas, ficando carentes por não terem ninguém para conversar, para contar suas histórias.

A pedagoga e responsável pela promoção do Adote um Idoso, Luzia Rodrigues, finalizou relatando a importância do projeto para a formação cidadã dos estudantes.

“Antes de ir ao abrigo, todos esses alunos passam por palestras sobre o estatuto do idoso, para conhecer os direitos das pessoas na terceira idade. Levar esses adolescentes para participar deste momento é promover cidadania e também justiça, como diz o nome do programa”, concluiu Luzia.

Mauricio Santana - Ascom Esmal
imprensa@tjal.jus.br