Adoção segura: como adotar uma criança de forma legal
Palestra da juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara da Infância da Capital, destacou a importância de seguir o processo legal para a adoção
Juíza Fátima Pirauá abordou o processo legal de adoção. Foto: Adeildo Lobo.
Com o tema ‘Adoção segura: trâmites de um processo de adoção', a juíza Fátima Pirauá trouxe informações essenciais para quem deseja adotar uma criança de forma segura e legal. A palestra foi realizada nesta quarta (24), durante o 12º Encontro Estadual de Adoção do Poder Judiciário, no Maceió Shopping.
Segundo Fátima Pirauá, juíza titular da 28ª Vara da Infância da Capital, adotar legalmente é essencial para proteger a família e a criança.
“Sabemos que infelizmente há uma cultura de adoções de entrega direta, mas isso tudo é um risco, pois não é seguro nem para quem faz a adoção nem para a mãe que entregou essa criança. Não se deve formar uma família através de um caminho ilegal”, enfatizou a juíza.
Magistrada enfatizou a importância de se formar uma família de modo legal e seguro para todos. Foto: Adeildo Lobo.
A magistrada destacou ainda a importância de seguir o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a formação das novas famílias.
“O Sistema Nacional de Adoção foi pensado para proteger a criança, que vai para um casal ou para uma pessoa que está devidamente habilitada, preparada, investigada e capacitada para ser pai e mãe, que é uma função tão importante”.
Kyvia Pereira é mestranda de Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas, e estuda o tema da adoção em sua tese de mestrado. Ela ressaltou a proposta de discutir esse assunto com a comunidade.
“Soube do encontro e achei a proposta muito interessante. Tive interesse em vir aqui para saber como funciona o processo de adoção. Como é um tema que geralmente não se fala com tanta frequência, principalmente de determinados perfis de crianças, é muito interessante trazer essa discussão”, disse a estudante.
Kyvia Pereira participou da palestra sobre processo legal de adoção durante evento no Maceió Shopping. Foto: Adeildo Lobo.
O Encontro
De 24 a 26 de março, o Poder Judiciário de Alagoas promove o 12º Encontro Estadual de Adoção. O evento, no Maceió Shopping, conta com palestras, exposição fotográfica e plantão para tirar dúvidas sobre adoção e apadrinhamento. Confira aqui a programação.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL
imprensa@tjal.jus.br













