Programa Integrar 27/10/2009 - 16:00:11
Reunião discute propostas para dinamizar atuação dos Juizados Especiais


Integrantes do Programa Integrar e a juíza Silvana Lessa, expõem relatório para os coordenadores dos Juizados Especiais Integrantes do Programa Integrar e a juíza Silvana Lessa, expõem relatório para os coordenadores dos Juizados Especiais Caio Loureiro
Reunião define implantação do Programa Integrar em AL

     Os juízes coordenadores dos Juizados Especiais e uma equipe do Programa Integrar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estiveram reunidos na última segunda-feira (26), na sede do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), para discutir metas e melhorias no desempenho das atividades judiciárias. Durante o encontro, foi exposto aos juízes um relatório que apontou os pontos fundamentais para dinamizar a atuação dos Juizados.

     De acordo com o relatório, medidas como o aumento do quadro funcional e do número de estagiários, realização de mutirões de instrução, necessidade de treinamento no Projudi e convênios com faculdades serão necessárias para que as melhorias sejam colocadas em prática. Também foi discutida a proposta de padronização do atendimento para atermações e do número de audiências realizadas por dia, além da antecipação da pauta de audiências agendada para 2010.

     Segundo a coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Silvana Lessa Omena, a reunião foi mais uma atividade que visa trazer efetividade na construção de um plano de ação para orientação no desenvolvimento das atividades do Judiciário. “Desde o início dessa parceria entre o TJ/AL e o Programa Integrar, foram realizadas reuniões com os analistas judiciários, visita às unidades e capacitação dos conciliadores. Com essas ações, já poderemos observar o reflexo das melhorias no próximo ano”, destacou Silvana Lessa.

     As propostas discutidas durante a reunião, juntamente com o relatório elaborado pela coordenação dos Juizados Especiais, que indica as dificuldades encontradas nessas unidades judiciárias, serão encaminhadas à presidente do TJ/AL, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento e ao corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques.