Memória 22/06/2023 - 16:26:26
Calouros de Direito da Ufal conhecem passado e presente do Judiciário alagoano
Cerca de 30 alunos do 1º período do curso de Direito fizeram um tour pelo Centro de Cultura e Memória e Pleno do TJAL nesta quinta (22)

Alunos conheceram a história do Judiciário durante a semana de acolhimento na Universidade. Alunos conheceram a história do Judiciário durante a semana de acolhimento na Universidade. Foto: Adeildo Lobo.

O Poder Judiciário de Alagoas foi o tema da aula, desta quinta (22), para cerca de 30 alunos do 1º período do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os estudantes conheceram o Centro de Cultura e Memória (CCM) e o Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), fazendo um tour pelo passado e presente da Justiça no estado.

No Pleno da Corte, os alunos puderam conhecer um pouco sobre o funcionamento atual do TJAL, por meio da explanação da secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, que destacou a importância em promover essa proximidade. “Eles conhecerem o Tribunal e verem todo esse sistema, realmente deve causar um entusiasmo nesse iniciar da vida acadêmica”.

Margarida Melo durante apresentação no Pleno do TJAL. Foto: Adeildo Lobo.

Vitor Leite, coordenador-geral do Centro Acadêmico do Curso de Direito da Ufal, explicou que a visita faz parte da semana de acolhimento dos novos alunos.

“O Centro Acadêmico tradicionalmente faz a semana do fera para recepcionar e acolher os novos estudantes da Universidade e sempre somos abraçados pelo Tribunal de Justiça e pelo CCM, mostrando a nossa história e a realidade atual do Judiciário”, explicou.

Para o calouro Daniel Pellenz, conhecer a história da Justiça do estado é fundamental no começo do curso. “Saber o que aconteceu até chegarmos onde estamos hoje e ter esse conhecimento para nós, futuros operadores do direito, podermos fazer a diferença no desenvolvimento da Justiça em nosso estado”.

Para Daniel, conhecer a história da Justiça do estado é fundamental. Foto: Adeildo Lobo.

Segundo Maria Laura Rosas, estagiária do CCM e mediadora das visitas, receber alunos é sempre uma ótima oportunidade para relembrar fatos, conquistas e também situações que não devem ser repetidas.

“São mais de 300 anos da Justiça alagoana, e receber os alunos de direito para que eles tenham noção de pontos importantes da história do estado, que desenvolvam consciência histórica e, assim, sejam bons profissionais para nossa Alagoas”.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL

imprensa@tjal.jus.br