Juízes e servidores participam de curso sobre inovação e transformação digital no Judiciário
Capacitação teve início no último dia 5 e termina nesta sexta-feira (7), na sede da Esmal
Magistrados do TJAL debatem inovação em curso ofertado pela Esmal. Foto: Caio Loureiro
Cerca de 20 servidores e magistrados do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) e dos Tribunais Regionais do Trabalho de Alagoas e de Sergipe participam de curso sobre inovação e transformação digital no Judiciário. A capacitação começou no último dia 5 e termina nesta sexta (7), na Escola Superior da Magistratura (Esmal), em Maceió.
De acordo com o professor José Faustino Macêdo de Souza Ferreira, o objetivo do curso é capacitar os profissionais para conduzir processos de inovação nos Tribunais. "Apresentamos ferramentas, metodologias, abordagens e técnicas para poderem construir novos aperfeiçoamentos dentro de suas respectivas áreas", afirmou.
Ainda segundo o professor, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) definiu uma meta nacional que orienta os Tribunais a seguir pré-requisitos para conseguir aumentar a inovação, seja por meio de construção de laboratório de inovação, formação de profissionais, além da construção e medição da qualidade dos projetos.
Para o professor João Guilherme de Melo Peixoto, que também ministra o curso, inovação nem sempre é sinônimo de tecnologia. "Inovar é entender como a gente pode utilizar o que já sabe para ir além. O objeto é ir atrás de mudanças que ofereçam efetividade, eficiência e que conecte o serviço público cada vez mais às demandas da sociedade".
O juiz do TJAL Phillippe Alcântara destacou a importância do curso na criação de metodologias para organização de projetos no âmbito do Judiciário. ¨O tema é fundamental porque ele institui uma nova metodologia que coloca como centro do trabalho da administração do tribunal a inovação e elaboração de novos projetos, que venham contribuir com a melhora dos serviços institucionais. Além de criar uma cultura de estímulo e uma estrutura para que esses avanços aconteçam", disse o juiz.
Douglas Henrique - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













