Medalha foi entregue nesta quarta (26), na Presidência do TJAL. Foto: Adeildo Lobo
Os serviços prestados pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, à sociedade foram reconhecidos pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck Godoy, com a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar. Além da homenagem que ocorreu nesta quarta-feira (26), na Corte de Justiça, representantes das duas instituições discutiram ações conjuntas.
“Recebi com muita honra essa medalha do Corpo de Bombeiros, fruto do trabalho, da parceria que existe entre o Judiciário e os Bombeiros. Em parceria pretendemos melhor qualificar os nossos brigadistas, para atendermos melhor os servidores, magistrados e a população alagoana que comparece ao Poder Judiciário”, disse o presidente Fernando Tourinho.
O coronel Wolbeck Godoy destacou que o Corpo de Bombeiros está à disposição do TJAL e explicou a escolha do nome do desembargador Fernando Tourinho para ser homenageado pela corporação.
“O Corpo de Bombeiros prima muito por essa parceria institucional, nós entendemos que as instituições juntas e harmônicas têm condição maior de servir à sociedade. A gente mapeia entre as instituições as pessoas que contribuem muito com a sociedade e procura agraciá-las com a medalha. Nós fizemos isso com o desembargador Fernando pela trajetória dele no nosso estado, pelo que ele já desempenhou aqui no Tribunal”, explicou o comandante-geral.
O encontro também contou com a presença do chefe da Assessoria Militar do TJAL, coronel Elias Oliveira, do subcomandante-geral do CBMAL, coronel Jamerson Oliveira de Lima, do capitão Gregório de Albuquerque Vieira e da chefe de Gabinete da Presidência do TJAL, Mariah Tenório.
Desde 2020, o TJAL possui uma Brigada de Incêndio do Judiciário, composta por dez bombeiros militares da reserva, que atua na prevenção e combate a incêndios, além de prestar serviços de primeiros socorros em casos de emergência.
“É importante que haja essa troca de informações, esse aprendizado, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à sociedade. Podemos realizar muita coisa se a gente conversar com nossos parceiros e isso passa por aquisição de kits básicos de segurança, macas, coletes próprios para combater incêndio. Passa também por cursos para que a gente saiba o que fazer quando tiver um problema emergencial. Estamos indo buscar na fonte porque ninguém melhor do que o próprio Corpo de Bombeiros que está atualizado, que está com seu material de ponta, para nos orientar em que devemos investir para poder prestar esse melhor serviço”, esclareceu o desembargador.
“O TJAL é um exemplo do nosso estado porque é uma das poucas instituições públicas que tem uma brigada de prevenção formada por bombeiros nossos e gostamos desse modelo porque a prevenção evita que os eventos aconteçam e quando eles acontecem que não progridam. Essa brigada está onde a gente não está no momento, consegue fazer uma intervenção e evitar que o evento se propague e necessite que a gente venha com toda nossa estrutura para intervir em um momento desses. A Brigada está aqui, não só para incêndios, mas também para outras emergências, está pronta para atuar”, falou o coronel Wolbeck.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br