Saúde mental é tema de discussão com 250 estudantes do PCJE
Ação abordou a importância da saúde mental desmistificando preconceitos sobre o tema; evento ocorreu no auditório da Esmal
Alunos do PCJE participaram de ação de conscientização nesta terça (25).
Com o tema “Sua saúde mental importa”, cerca de 250 estudantes participantes do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) foram conscientizados sobre a importância do tema. A iniciativa foi realizada nesta terça (25), no auditório da Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal).
A psicóloga Poliana Amorim, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), do município de Flexeiras, ministrou a palestra, trabalhando questões conceituais e desmistificando preconceitos sobre o tema.
“Abordamos a resiliência, bem como a importância de saber identificar as próprias emoções para poder regulá-las e melhor lidar com as situações diárias. Além disso, tentamos desmistificar a ideia de quem precisa de psicólogo é gente doida ou com mente fraca”, disse a psicóloga.
Os alunos puderam contribuir também através de uma dinâmica, que deu a oportunidade a vários estudantes fazerem perguntas sobre o tema, ressaltando a necessidade do evento e mostrando a necessidade das redes de apoio.
“Infelizmente tivemos muitos relatos sobre depressão. Ficou muito claro que existem muita dificuldade de receber apoio dos familiares, de valorizar os aspectos emocionais e também a realidade de que a maioria das escolas não possuem psicólogos. Percebemos a urgência de que os jovens tenham acesso a profissionais de saúde mental”, destacou Poliana.













