Geral 27/07/2023 - 10:06:03
Setor médico do TJAL destaca Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Gabriela Cabral, médica do trabalho do Tribunal de Justiça de Alagoas, aponta algumas medidas fundamentais que os próprios trabalhadores podem adotar

Arte: Dicom TJAL. Arte: Dicom TJAL.

O Brasil registrou mais de 612 mil notificações de acidentes de trabalho em 2022. Em Alagoas, esse número chegou a 3.395, no mesmo período. Com o objetivo de alertar para a importância de medidas preventivas, o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) destaca o 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

A data tem o objetivo de conscientizar empregados, empregadores, governos e sociedade civil sobre a importância do assunto e a adoção de práticas seguras nos ambientes de atuação, cooperando para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As lesões mais frequentes são corte, laceração, ferida contusa e punctura.

De acordo com a médica do trabalho do TJAL, Gabriela Cabral, a caracterização de um acidente de trabalho requer a presença de quatro requisitos essenciais: nexo causal (ocorrido durante o exercício do trabalho), sujeito (somente o empregado pode ser afetado), lesão corporal ou perturbação funcional, e morte ou redução da capacidade para o trabalho.

“Há de se deixar claro que se não acontecer a incapacidade, não está configurado o acidente de trabalho. As consequências para um incidente na vida do trabalhador são a necessidade de alguém para cuidar na recuperação, gastos médicos, renda mensal abalada, traumas psicológicos, incapacidade parcial ou total de retomar as atividades e até a morte”, explicou a profissional.

O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. O levantamento do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra ainda que o estado de Alagoas teve um aumento de 5% no índice em relação a 2021, ano que registrou 3.223 acidentes. 

Gabriela destaca algumas medidas fundamentais que os próprios trabalhadores podem adotar, sobretudo aqueles que exercem atividades administrativas. “É recomendado que realizem atividades físicas para fortalecimento do corpo, fazer pequenas pausas durante o expediente para se alongar e descansar os olhos, utilizar cadeiras adequadas e equipamentos ergonômicos para corrigir a postura durante o horário de trabalho”.

Visando preservar a qualidade de vida dos envolvidos no Judiciário alagoano, o TJAL possui equipe responsável pelos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composta por médicos, engenheiros do trabalho e técnicos de segurança do trabalho que visa uma melhor fiscalização e prevenção dos acidentes.

Além disso, o DSQV promove levantamentos epidemiológicos, campanhas de vacinação e de promoção de saúde periódicas. A conscientização e ações contínuas são essenciais para a redução dos índices de acidentes de trabalho no Brasil e em Alagoas, proporcionando aos trabalhadores um desenvolvimento das atividades produtivas de maneira sustentável e segura.


Mark Nascimento - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br