CCM recebe alunos através do Projeto 'Escola vai ao Museu'
Projeto é uma parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE)
Alunos da Escola Municipal Haroldo da Rocha visitam Museu do Judiciário. Foto: cortesia.
Na última semana, o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário recebeu a visita de 40 alunos da Escola Municipal Haroldo da Rocha. A visita faz parte do Projeto 'Escola vai ao Museu', uma parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE).
Na ocasião, os alunos puderam visitar o Plenário da Corte e conhecer a história do Poder Judiciário alagoano. Os estudantes foram acompanhados pelo professor e músico Basílio Seh e pelas representantes do PCJE, Ana Valéria Moura e Sarah Nobre.
O projeto visa a aproximação de todos os possíveis públicos escolares com o Judiciário Alagoano, convidando-os a dar um mergulho pelos mais de 300 anos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
Segundo Irina Costa, diretora do CCM, as visitas trazem os alunos para conhecer o espaço museológico mais moderno e tecnológico de Alagoas, com ciclos de mediações educativas planejadas a partir das metodologias da educação histórica e da museologia social.
“Trazer os alunos para o Museu também funciona como uma fonte de promoção de educação, através da ressignificação dos espaços da Justiça. Uma maneira de se repensar a importância e as atividades práticas do Poder Judiciário, sobretudo sob a égide da difusão de memória e documentos históricos, somando-se às reflexões sobre cidadania”, enfatizou Irina.
Durante esta semana, o CCM também recebeu 22 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Maria Montessori. A turma estuda a disciplina eletiva ‘Direitos Humanos pra quem?’. A visita ao museu foi mediada pelo estagiário do CCM, João Victor, e em seguida puderam conhecer o Pleno do TJAL acompanhados da servidora Margarida Melo, secretária da 1ª Câmara Cível.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br













