Juizado da Violência Doméstica de Maceió recebe equipe do Programa Repense
Reunião fez parte das ações alusivas ao Agosto Lilás. Equipe do Programa foi recebida pela juíza Soraya Maranhão nesta quinta (03)
Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher recebe equipe do Programa Repense Foto: cortesia
Na manhã desta quinta (03), a juíza Soraya Maranhão, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, recebeu integrantes do Programa Repense para dar início às ações relativas ao Agosto Lilás.
O programa faz parte da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (SEPREV) e é constituído pela execução de grupos reflexivos responsabilizantes voltados para homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres em cumprimento de medidas protetivas ou como pena alternativa.
A reunião teve como objetivo a aproximação do Juizado com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O momento também oportunizou a apresentação da equipe do Repense e do trabalho realizado pelo programa parceiro com a discussão de sugestões para melhoria do serviço ofertado e do incremento de estratégias de avaliação dos impactos.
Segundo a magistrada, o programa é um importante parceiro do Juizado. “Hoje tivemos a oportunidade de estreitar as relações do Juizado com o Projeto Repense, conhecendo melhor o trabalho desenvolvido com o grupo reflexivo de homens que vem contribuindo no enfrentamento à violência doméstica, já que muitos deles ou passaram por um processo criminal no Juizado ou estão cumprindo medida protetiva”, explicou.
Ainda segundo a juíza, o programa oportuniza a esses homens desenvolvimento pessoal para que percebam o real significado do que é ser homem, além de outras questões importantes como a paternidade. ”Grupos reflexivos como esse têm um papel importante na diminuição da reincidência em casos de violência doméstica. Somente nesse primeiro semestre o Juizado já recebeu 1176 casos novos dessa natureza”, completou.
Estiveram presentes as profissionais que integram o Repense: a psicóloga Márcia Carolline, a advogada Larissa Santos e a assistente social Hilleana Patrícia. Além da equipe multidisciplinar do Juizado, a assistente social Monique Santos, a psicóloga Anelise Lobão e a estagiária de serviço social Jaqueline Laís.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br













