Esmal 12/08/2023 - 20:04:39
Esmalnabienal: livro ‘Corregedoria Geral de Justiça e as Serventias Extrajudiciais’ é lançado na Bienal neste sábado (12)
Presidente do TJAL é um dos autores da obra; indicações de leitura com os participantes do clube do livro também fez parte da programação do dia

Esmal: Livro escrito por 17 autores é lançado na 10ª Bienal

O segundo dia do estande da Esmal na 10ª Bienal do Livro de Alagoas contou com o lançamento do livro ‘Corregedoria Geral de Justiça e as serventias extrajudiciais: Missão, orientação e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade’. A obra tem como um dos autores e organizadores, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho. 


O livro é uma coletânea de artigos que surgiu após a gestão do presidente do TJAL como Corregedor-Geral de Justiça diante de temáticas enfrentadas quando ocupou o cargo. Ele reúne 13 artigos que foram escritos por 17 autores e organizado pro desembargador juntamente com a magistrada Lorena Sotto-Mayor, juíza auxiliar da Presidência, os professores Karoline Mafra e Márcio Rocha. 


Professora de Direito Karoline Mafra é uma das autoras e organizadoras da obra. Foto: Caio Loureiro


As temáticas abordadas nos artigos vão desde o nascimento das serventias extrajudiciais até mediação cartorária, lei geral de proteção de dados (LGPD), mudança de nome dos transgêneros, responsabilidade trabalhista do tabelião - interino e titular, entre outros pontos. 


Karoline Mafra, professora de direito e uma das autoras e organizadoras ressaltou que esse livro não trata de assuntos locais e sim temáticas que envolvem qualquer tipo de atividade notarial e registral.


“Nós temas dentro dessa coletânea vários artigos que são importantes não só para Alagoas, mas também para todos aqueles que fazem parte do extra judicial quer seja dentro da atividade fim ou de quem está dentro da função de fiscalização, aprimoramento e orientação aos notários e registradores”, explicou a autora.


Além do lançamento do livro, o estande da Esmal também contou com um momento de indicações de leitura com os participantes do clube do livro. Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral da Esmal, ressaltou a importância do clube e a comemoração de quatro anos de existência dele durante a 10ª Bienal. 


“É mais uma celebração desses quatro anos de clube do livro e hoje nós nos reunimos para conversar sobre livros que nós já lemos e sobre a experiência de participar de um clube de leitura e como isso tem sido transformador para cada um dos participantes”, falou.


Clube do Livro seu reuniu no estande da Esmal neste sábado (12). Foto: cortesia


Maurício Santana é um dos participantes do clube e para ele, fazer parte disso vai além de leitura. “No clube nós não lemos livro simplesmente por ler e sim para refletir e dialogar com o Poder Judiciário. E para além disso, promover momentos de lazer e de encontro com apaixonamos por livros e por literatura”, explicou. 


A programação do estande da Esmal na Bienal vai até o dia 20 com diversas atrações que vão desde rodas de conversa, ações de conscientização, troca e lançamentos de livros.


Confira a programação de domingo (13) no estande #esmalnabienal:


14h. Roda de conversa sobre o Projeto Mãe Consciente, com a Magistrada Soraya Maranhão, do Comitê Gestor Estadual da Primeira Infância.

16h30. Lançamento do livro: Audiência de custódia no processo penal fraterno, do Magistrado Sandro Augusto Barros.


Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL SD
imprensa@tjal.jus.br