Homenagem 24/08/2023 - 19:34:22
Desembargador Fábio Ferrario é agraciado com a Comenda Omar Coêlho de Mello
Concedida pela ALE, homenagem foi um reconhecimento às contribuições do desembargador à comunidade jurídica alagoana

O desembargador Fábio Ferrario foi agraciado, nesta quinta-feira (24), com a Comenda Omar Coêlho de Mello. A honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) leva o nome do procurador do Estado e ex-presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, que morreu em maio deste ano, e tem como objetivo homenagear os profissionais que se destacam por seus méritos e serviços prestados à comunidade jurídica alagoana. 

“A comenda tem um significado especial, não só pela destinação que me é outorgada, mas sobretudo pelo nome que a recomenda, Omar Mello. Ele foi um grande amigo, um homem bom, um homem de bem, que perenizará para gerações futuras o exemplo de um bom advogado, aguerrido, que buscava no seu coração as coisas mais acertadas”, disse o desembargador Fábio Ferrario.

Eleito em julho de 2022 para assumir vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) destinada a advogados, Fábio Ferrario dividiu a homenagem com a Advocacia e o Poder Judiciário. “Como representante do quinto constitucional, eu recebo essa comenda compartilhando, não só com advogadas e advogados, mas sobretudo com magistrados e magistradas de bem do estado de Alagoas”, falou.

Os desembargadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL, Klever Loureiro, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), José Carlos Malta, Fábio Bittencourt, Ivan Brito, magistrados e servidores do Judiciário prestigiaram a solenidade.

A criação da Comenda Omar Coêlho Mello e as outorgas realizadas nesta quinta foram propostas pelo deputado Alexandre Ayres. Ele lamentou a morte precoce do advogado e esclareceu como os deputados estaduais definiram quem seriam os primeiros homenageados.

“Eu apresentei aos meus pares a proposta de criar essa comenda para reconhecer todo o esforço [do Omar Coêlho] perante a sociedade alagoana. Essa ideia foi prontamente acatada e a partir daí nós fomos discutir quem seriam os primeiros agraciados e não tinha como ser diferente, o primeiro agraciado foi o doutor Marcos Bernardes de Melo, um grande jurista que é pai do Omar e o segundo agraciado foi o desembargador Fábio, que há um ano assumiu o cargo no TJAL, através do quinto constitucional, e enquanto esteve na Advocacia alagoana sempre representou tão bem os advogados daqui de Alagoas”, explicou.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL - RF