Arena do Empoderamento: mulheres em situação de vulnerabilidade têm acesso a serviços
Ação social foi promovida nesta sexta (25), no Village Campestre, pelo Poder Judiciário em parceria com órgãos públicos de Alagoas e de Maceió
Moradora usufruiu de serviços de saúde, durante a Arena do Empoderamento, no Village Campestre. Foto: Stephany Domingos.
Idealizada para estar mais perto de quem mais precisa, a Arena do Empoderamento de Maceió deste ano foi promovida nesta sexta (25), no bairro Cidade Universitária. Ali, mulheres do bairro e de um assentamento próximo à creche Fúlvia Rosemberg tiveram acesso a serviços e orientações pelo fim da violência doméstica.
Maria Janequele da Silva, moradora do assentamento ‘Tereza Benguela’, aproveitou a presença do Poder Judiciário, órgãos do Governo de Alagoas e da Prefeitura de Maceió para emitir novos documentos e atualizar a carteira de vacinação da filha.
“Eu vim tirar a 2ª via do CPF e do RG da minha filha, e também trouxe ela para vacinar contra a gripe. Eu achei muito bom ter esses serviços aqui mais perto da gente, porque fica mais rápido para resolver tudo”, disse a moradora do assentamento.
Janequele destacou ainda a importância das ações de conscientização contra a violência doméstica. “Eu já convivi com pessoas que sofriam violência doméstica e que até hoje não tiveram coragem de denunciar. Acho muito importante esse incentivo, para que elas consigam tomar uma atitude e sair dessa situação”.
Cilene Vieira é moradora do bairro Village Campestre e também compareceu à Arena do Empoderamento para renovar seu cadastro em um programa social do governo. “Tem mais de um ano que eu tento renovar meu cadastro no Auxílio Brasil. Quando soube que ia ter essa ação aqui, vim logo tentar resolver. Com esse programa as coisas vão melhorar”.
Azenade Maria da Silva está gestante e aproveitou a Arena para utilizar os serviços de saúde e também de emissão de 2ª via do RG dela e do filho de cinco anos.
“Aqui não temos acesso a muita coisa, até para conseguir uma consulta médica é muito difícil. E um evento como esse, que também fala desse problema da violência contra a mulher, é muito importante para conscientizar as pessoas e para ajudar as mulheres a criarem forças para denunciar”.
Para Taiana Grave, defensora pública de Alagoas, a união de esforços entre as instituições públicas é essencial no atendimento das mulheres mais vulneráveis.
“Estamos aqui unidos para fortalecer essa causa tão importante que é ajudar as mulheres a viverem sem violência, alertando e orientando essas mulheres sobre os seus direitos”, destacou a defensora.
A Arena do Empoderamento de Maceió do Poder Judiciário de Alagoas marca as comemorações do ‘Agosto Lilás’, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Os eventos foram organizados pela Coordenadoria da Mulher e pela Diretoria de Comunicação, ambos do TJAL, em parceria com órgãos do Governo de Alagoas, da Prefeitura de Maceió e Defensoria Pública de Alagoas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - TL
imprensa@tjal.jus.br













