Sistema Prisional 28/08/2023 - 14:43:46
Alunos da PMAL doam mais de 5 mil obras ao projeto ‘Livros que Libertam’ do TJAL
Em parceria com a Seris, campanha de arrecadação do Judiciário pretende implantar bibliotecas nas unidades prisionais do estado

Desembargador Celyrio Adamastor durante solenidade de entrega dos livros. Desembargador Celyrio Adamastor durante solenidade de entrega dos livros. Foto: cortesia PMAL.

Mais de cinco mil livros arrecadados pelo Curso de Formação de Praças da Polícia Militar de Alagoas foram doados, nesta segunda (28), para o projeto “Livros que Libertam”. O material foi entregue pelo comandante geral coronel Paulo Amorim ao supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), desembargador Celyrio Adamastor, e ao juiz Alexandre Machado, um dos titulares da 16ª Vara Criminal da Capital – Execuções Penais.

O projeto é promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), em parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e utiliza a leitura como ferramenta de reintegração das pessoas privadas de liberdade. O objetivo da campanha é implantar bibliotecas nas unidades prisionais do estado.

A remição da pena por meio da leitura é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e, em Alagoas, o projeto conseguiu se destacar devido ao método adotado, se tornando um concorrente ao Prêmio Innovare.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, o subcomandante geral da PMAL, coronel Neyvaldo Amorim, o diretor de Ensino da PMAL, coronel Do Vale, o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Pantaleão, o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Lúcio, e o assessor do TJAL, coronel Orsi.


Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL