Interior 06/11/2009 - 12:49:01
Reunião discute saúde pública no sertão alagoano


Autoridades reunidas no Fórum de Água Branca Autoridades reunidas no Fórum de Água Branca Caio Loureiro

     O Fórum da Comarca de Água Branca foi sede de reunião, realizada na última quinta-feira (05), entre a cúpula do Ministério Público Estadual (MPE), o magistrado local, promotores do Alto Sertão do Estado e prefeitos dos municípios de Olho d´Água do Casado, Água Branca, Pariconha e Delmiro Gouveia. O objetivo do encontro foi discutir a situação da saúde pública do Alto Sertão, tentando encontrar soluções viáveis para a situação dos abatedouros de animais.

     Na ocasião, o MPE propôs a centralização dos matadouros em Delmiro Gouveia, onde todos os abates dos municípios que compreendem o Alto Sertão deverão ser realizados. As prefeituras presentes devem assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para efetivar a proposta. Uma ação semelhante já foi implantada no município de Paulo Afonso, na Bahia.

     O Poder Judiciário de Alagoas se propôs a contribuir com a iniciativa. “O Judiciário deve ser proativo e trabalhar junto aos outros poderes em favor da população. Resolver o problema de saúde pública também reflete no melhor atendimento do jurisdicionado”, esclareceu o juiz Ferdinando Scremin Neto, da Comarca de Água Branca.

     Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça Eduardo Tavares Mendes, o corregedor-geral do MP Francisco Sarmento e o promotor da cidade de Água Branca, José Antônio Malta Marques.