Esmal, Semed e CVV conscientizam estudantes sobre o Setembro Amarelo
Alunos da rede pública assistiram, nesta quarta (13), a palestra sobre valorização da vida
Alunos exibem placas com mensagens de acolhimento e força. Foto: Thony Nunes
Cerca de 90 estudantes da Escola Municipal Antídio Vieira, no bairro do Trapiche, assistiram, nesta quarta (13), a uma palestra sobre valorização da vida. A ação, alusiva ao Setembro Amarelo, foi promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Centro de Valorização da Vida (CVV).
Delza Gitaí, voluntária do CVV, falou da importância do diálogo para conscientizar sobre o tema. "É necessário quebrar estigmas que possam impedir que os estudantes procurem ajuda em momentos difíceis", afirmou.
A estudante Ane Graziele disse que o momento foi de aprendizado. "Agora eu já sei como agir quando algum amigo tiver uma crise de ansiedade ou depressão. Temos que fortalecer nossa rede de apoio, dando suporte às pessoas ou ligando para o 188 do CVV".
A Esmal participou por meio do programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). A assistente social Ana Valéria, que integra o programa, falou da importância de desmistificar doenças como ansiedade e depressão e de mostrar aos jovens que eles contam com uma rede de apoio.
"Temos que conversar com os adolescentes mostrando que eles não estão sozinhos e que devem procurar ajuda das pessoas próximas. É necessário pedir socorro e falar da dor emocional, evitando um agravamento dos problemas", afirmou Ana Valéria, reforçando que os jovens podem procurar o CVV ou algum Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL, com informações da Semed DH
imprensa@tjal.jus.br













