Alunos do Colégio Santa Úrsula aprendem de forma lúdica sobre o Judiciário
Cerca de 120 crianças visitaram o Centro de Cultura e Memória do TJAL nesta quinta (14)
Luiza, de 9 anos, conheceu o acervo interativo do Centro de Cultura e Memória. Foto: Caio Loureiro
O Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas recebeu, nesta quinta (14), cerca de 120 estudantes do Colégio Santa Úrsula. Os alunos, de oito a nove anos, aprenderam de forma lúdica sobre o funcionamento da Justiça e conheceram fatos históricos ocorridos no estado.
Davi, de 9 anos, disse ter achado o passeio interessante. Ele contou que o que mais chamou sua atenção foi a maneira como muitas pessoas eram tratadas antigamente. "A escravidão foi muito triste”.
Após visitarem o CCM, as crianças se dirigiram ao Plenário do TJAL, onde assistiram a uma palestra da secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Melo, sobre as funções e as curiosidades do Judiciário. A servidora apresentou as vestimentas adequadas para os juízes e advogados e também esclareceu as dúvidas dos pequenos.
Luiza, de 9 anos, contou que foi a primeira vez que esteve no TJAL. "Gostei muito. É legal conhecer um pouco da história do nosso estado". A estudante disse que queria guardar a experiência na memória, por isso fotografou cada canto do Tribunal.
De acordo com a professora Vitória Tigre, o colégio possui um projeto que busca apresentar os patrimônios históricos de Maceió aos alunos. A educadora disse ainda que as crianças farão um relatório sobre o que aprenderam e observaram. A visita foi acompanhada pelo juiz Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJAL.

Monitora do CCM mostra maquete do prédio centenário do Tribunal de Justiça de Alagoas. Foto: Caio Loureiro
A diretora do CCM, Irina Costa, explicou que a equipe de mediadores do passeio é preparada para receber diversos públicos e que cada um deles deve receber uma abordagem diferente. "Para o público infantojuvenil, procuramos trazer o contexto do Direito e da Justiça com foco no futuro, nas coisas que foram feitas no passado, mas que não podem se repetir”.
Para conhecer o CCM em grupo, basta agendar a visita pelo e-mail ccmtjal@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 99189-1935. O museu funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h e a entrada é gratuita. Em caso de dúvidas, basta acessar o Instagram do CCM (@ccmtjal).
Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br













