TJAL celebra quatro anos de criação da Guarda Judiciária
Militares da reserva atuam na segurança de magistrados, servidores e jurisdicionados, tanto na capital quanto no interior do estado
Solenidade em homenagem à Guarda Judiciária ocorreu no Pleno do TJAL. Foto: Caio Loureiro
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promoveu, nesta sexta-feira (15), solenidade em comemoração aos quatro anos de criação da Guarda Judiciária. Com efetivo de 160 policiais e bombeiros da reserva, a Guarda atua na segurança externa e interna das unidades judiciárias do estado, beneficiando magistrados, servidores e jurisdicionados.
Para o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, os integrantes da Guarda de segurança prestam relevante serviço. "Absorvemos policiais que estão na reserva, mas que são preparados e têm disposição para o trabalho. Foi uma boa alternativa que encontramos e queremos continuar melhorando o serviço", afirmou o desembargador, ressaltando que a gestão planeja aumentar o efetivo para 180 guardas.

Fernando Tourinho enalteceu trabalho realizado pela Guarda de Segurança Institucional do Judiciário. Foto: Caio Loureiro
A Guarda atua tanto em Maceió quanto nas comarcas do interior. "São homens e mulheres com mais de 30 anos de experiência, que residem nas comarcas onde trabalham", explicou o chefe da Assessoria Militar do TJAL, Elias Oliveira.
Para o secretário de Segurança Pública de Alagoas, delegado Flávio Saraiva, a Guarda reforça a integração entre Judiciário e Executivo. "Fico feliz em ver essa consolidação. Os Poderes estão alinhados e esse vínculo é diário".
José Robério do Nascimento ingressou na Guarda Judiciária há cerca de quatro meses. Com 30 anos de experiência na área de segurança, ele atua no Centro de Conciliação (Cejusc) localizado na Rodoviária de Arapiraca. "Fico feliz e grato a Deus pela oportunidade de estar em serviço uma vez mais".

Homenagens
Durante a solenidade, no Pleno do Tribunal, foi exibido vídeo contando a história e a atuação da Guarda em Alagoas. O material foi produzido pela Diretoria de Comunicação (Dicom). Também foram prestadas homenagens a militares e autoridades que contribuíram para a consolidação da Guarda Judiciária.
Foram homenageados os brigadistas José Casado da Rocha Filho e José Elpídio Montelares de Oliveira, que debelaram princípio de incêndio ocorrido no TJAL, além dos guardas de segurança institucional José Marcus dos Santos Barros e José Tavares da Silva, que realizaram prisão em flagrante no Fórum da capital.
Outros homenageados foram o presidente Fernando Tourinho; o desembargador Tutmés Airan, em cuja gestão foi criada a Guarda; o secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; e o comandante-geral dos Bombeiros, Jacques Wolbeck.
Homenageados ainda o diretor-geral do TJAL, Eloy Melo; o subdiretor geral do Tribunal, Walter da Silva Santos; a diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJAL, Cláudia Lisboa; e o diretor de Contabilidade e Finanças, Renato Ferreira.
Participaram da solenidade desembargadores do TJAL, servidores, representantes das forças de segurança e da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis).

imprensa@tjal.jus.br














