Estudantes da Escola Zumbi dos Palmares visitam Museu do Judiciário
Adolescentes aprenderam sobre a história da Justiça alagoana e receberam informações sobre o funcionamento do TJAL
Visita foi viabilizada por meio do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Foto: CCM
Cerca de 15 alunos da Escola Zumbi dos Palmares visitaram o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas, nesta quarta-feira (20). Os estudantes conheceram momentos importantes da Justiça alagoana e também receberam informações sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A visita faz parte do Projeto “Escola vai ao Museu”, uma parceria com o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). A servidora Luzia Rodrigues destacou a importância dos alunos conhecerem a história do Judiciário para adquirir e expandir seus conhecimentos.
“Nós trazemos esses estudantes para estimular o sentimento de pertencimento à instituição e o pensamento crítico deles, conhecendo momentos mais marcantes da história do Judiciário de Alagoas, entendendo as leis e o funcionamento do tribunal. Essa visita também pode ser um incentivo para eles quererem trabalhar com essa área, sendo um juiz ou advogado”, afirmou.
A diretora do CCM, Irina Costa, ressaltou a relevância de trazer os estudantes ao museu para difundir conhecimentos históricos.
“Trazer os alunos para o museu também funciona como uma fonte de promoção de educação, através da ressignificação dos espaços da Justiça. Uma maneira de se repensar a importância e as atividades práticas do Poder Judiciário, sobretudo sob a égide da difusão de memória e documentos históricos, somando-se às reflexões sobre cidadania”, enfatizou Irina.
A aluna Adryelle Caroline contou que a experiência de conhecer o local foi interessante. “Meu sonho é estudar Direito e tinha muitas leis que não conhecia muito bem. Quando eu vi o mediador explicando me ajudou bastante a ampliar meus conhecimentos com coisas que eu nunca tinha visto”, contou.













