CGJAL orienta sobre limpeza das filas de trabalho do SAJ
Recomendação está disponível para todos os servidores no Manual de Uniformização de Práticas e Rotinas Cartorárias
Arte: Clara Fernandes - Dicom (TJAL)
Os servidores do Poder Judiciário de Alagoas agora contam com o Manual de Uniformização de Práticas e Rotinas Cartorárias, que visa auxiliar no manuseio de procedimentos no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), no âmbito das unidades de 1º grau de jurisdição de competência cível. O texto está disponível no Intrajus, no ícone “Manuais e Suporte CGJ”.
As filas de trabalho, por exemplo, que armazenam os processos dentro do fluxo de cada unidade e permitem o acompanhamento da tramitação de documentos, são apresentadas no manual de maneira didática, para que os servidores realizem a alocação correta dos procedimentos – uma orientação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL).
A limpeza dessas filas de trabalho torna-se necessária para que os processos, tanto os regularizados quanto os pendentes, não se misturem. Através do manejo correto no fluxo de processo, é possível otimizar e tornar mais célere a rotina cartorária, de forma que cada atividade esteja bem distribuída e organizada.
Para um dos novos técnicos judiciários da Secretaria de Processamento Unificado de Feitos Judiciais, Anderson Rodrigues, que atua em expedientes da Fazenda Pública, as instruções do manual são imprescindíveis para os servidores.
“Embora eu ainda esteja iniciando minha jornada como técnico, eu posso falar com bastante tranquilidade que não inicio os trabalhos sem abrir o Manual. Ultimamente, tem servido como um guia indispensável às atividades diárias.”, comentou ele.
Anderson destacou ainda que um dos grandes desafios foi aprender a usar o SAJ, e que nesse ponto o manual demonstrou ser bastante útil e intuitivo, uma vez que reúne uma série de ferramentas, através de recursos visuais que auxiliam na praticidade e no aprimoramento das tarefas que ele precisa cumprir.
Manual de Uniformização de Práticas e Rotinas Cartorárias
A ferramenta foi desenvolvida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) e contempla orientações sobre os processos mais corriqueiros até os mais complexos, e tem como principal objetivo garantir celeridade processual na execução das tarefas diárias, através de uma explicação dinâmica que permite sanar dúvidas dos servidores acerca dos processos judiciais.
Sâmara Souza – Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com













