Esmal 26/09/2023 - 11:44:25
TJAL capacita equipes que atuam no acolhimento institucional de crianças e jovens
Evento acontece nesta sexta (29), das 8h às 14h, na sede da Escola da Magistratura (Esmal)

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promove, nesta sexta (29), capacitação para serviços de acolhimento institucional. Cerca de 90 pessoas, que trabalham em abrigos do estado, devem participar do evento, das 8h às 14h, na sede da Escola da Magistratura (Esmal).

De acordo com Elisângela Ferreira, servidora da CEIJ, o encontro tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento das equipes que atuam em abrigos e também a articulação das ações com o Poder Judiciário.

"Uma das principais necessidades diz respeito à produção dos documentos e relatórios que são encaminhados às Varas de Infância, com informações referentes às crianças e adolescentes, para subsidiar decisões judiciais. O objetivo é alinhar as ações dos serviços com a Justiça", explicou.

A abertura do evento ficará a cargo do juiz Ygor Figueirêdo, que está à frente da Coordenadoria. Ao longo da manhã serão passadas orientações técnicas para os serviços de acolhimento. Na programação consta ainda palestra sobre o direito à convivência familiar.

A psicóloga da CEIJ, Liliana Beher, destacou a importância da capacitação. "Permite que os profissionais das equipes tenham uma troca de conhecimentos sobre o assunto e tirem dúvidas sobre a produção de documentos buscando agilizar os processos das crianças e adolescentes acolhidos".

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Confira abaixo a programação:

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura (juiz Ygor Figueirêdo)

9h - Orientações técnicas para serviços de acolhimento (técnica Aline Rosa e superintendente Genilda Leão, da Seades)

11h às 11h30 - Intervalo

11h30 às 14h - Palestra "O direito à convivência familiar e comunitária e situações de violação de direitos que podem ensejar o acolhimento institucional" (psicóloga Liliana Behar e assistente social Elisângela Ferreira, da CEIJ).

Douglas Henrique - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br