Meio Ambiente 27/09/2023 - 11:44:49
Feira agroecológica do TJAL leva produtos orgânicos à população
Frutas, hortaliças, mel e outros produtos naturais poderão ser adquiridos na Praça Deodoro, até as 15h

Consumidores podem adquirir produtos orgânicos trazidos por cooperativas de pequenos agricultores. Consumidores podem adquirir produtos orgânicos trazidos por cooperativas de pequenos agricultores. Foto: Caio Loureiro

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) promove, nesta quarta (27), mais uma feira agroecológica, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Aberta ao público, a feira segue até as 15h, com venda de produtos orgânicos e sorteio de um bonsai de amoreira, uma rosa do deserto e um vale-compras de R$ 50.

A servidora Mara Tenório, da Secretaria Especial da Presidência, contou que costuma comprar as frutas e os cosméticos sustentáveis da feira. Para ela, a ação facilita a vida daqueles que não têm tempo de ir ao mercado. "Acho importante porque são produtos naturais, que fazem bem à saúde. É uma maneira de a gente se adaptar ao estilo de vida saudável".

As mercadorias trazidas pelas cooperativas de pequenos agricultores variam de produtos alimentícios a cosméticos sustentáveis. Estão disponíveis pães sem lactose, mel, frutas, hortaliças e geleias, além de plantas ornamentais.


Servidora Mara Tenório disse que costuma comprar frutas e cosméticos sustentáveis. Foto: Carol Neves


Luciana Barros, vendedora de ecoprodutos e biocosméticos, reforça que a feira agroecológica proporciona mais saúde. "Ela existe como uma motivação para os consumidores adquirirem produtos que trazem benefícios".

Para Crisiane de Araújo, a feira valoriza o trabalho do agricultor. "Essa feira é muito boa para nós agricultores, porque sem ela ficaríamos só no sítio, não teríamos onde vender".

Poderão participar do sorteio aqueles que comprarem mais de R$ 30 em uma mesma barraca. A ação é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJAL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais. 

Colaboram ainda a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e a Cooperativa Financeira Sicredi.

Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br