Setor médico oferece avaliação geriátrica para servidores do TJAL
Serviço faz parte da Semana 60+ e inclui exames físicos, de marcha, de funcionalidade, cognição e nutrição
Servidores a partir de 60 anos de idade podem fazer uma avaliação geriátrica, no área de entrada do Tribunal de Justiça de Alagoas, ao longo desta sexta-feira (6), até as 17h. A ação faz parte da Semana 60+, que está sendo concluída hoje pelo Judiciário.
O serviço inclui exames físicos, de marcha, de funcionalidade, cognição e nutrição, além de orientações dos geriatras do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV); Mônica Lessa, pela manhã, e Florisvaldo Santos, pela tarde.
O presidente Fernando Tourinho visitou o local nesta manhã e frisou o esforço da gestão em contribuir para a saúde dos servidores e magistrados. “A gente tem conversado muito com o setor médico, que tem procurado desenvolver várias ações. Com saúde nós podemos fazer quase tudo, e sem saúde quase nada”, afirmou Tourinho.

Rosângela de Albuquerque Jatobá é uma servidora sexagenária do Conselho da Magistratura. Ela garante que tem “saúde de adolescente”, mas entende que é importante não se descuidar.
“A médica deu a orientação pra eu fazer atividade física, me orientou que é importante pra saúde dos ossos e demais órgãos. Um pouco de exercício é sempre bem-vindo, porque com a idade, como toda máquina, vai começando a falhar. Então se não movimentar, enferruja”, comentou Rosângela.
Carla Patrícia, coordenadora do DSQV, explicou que o objetivo da ação é colaborar para qualidade de vida desses servidores. “Estamos passando todo tipo de orientação geriátrica, nutricional, orientação com relação as vacinas, e caso seja necessário, a médica já faz encaminhamentos”.
A atividade encerra a Semana 60+, que começou na segunda-feira com uma palestra em um auditório do TJAL com o médico Hammel Amorim, sobre envelhecimento e promoção de saúde. Na terça, houve verificação de pressão arterial e revisão do cartão vacinal.
Na quarta-feira, foi realizada uma roda de conversa com a odontóloga Yoko Ono, para discutir saúde bucal e qualidade de vida da pessoa idosa. No Fórum da Capital, na quinta-feira, também foi oferecida a avaliação geriátrica que acontece hoje na sede do Tribunal.
O Judiciário de Alagoas tem atualmente 393 idosos acima de 60 anos na sua força de trabalho. Deste total, 347 são servidores e 46 são magistrados; 147 são mulheres e 246 são homens. A Semana 60+ é promovida pelo DSQV, com apoio da Secretaria Especial da Presidência do TJAL.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













