Fernando Tourinho discute os desafios do Judiciário na atualidade na Conferência da Advocacia
Em sua palestra, Presidente do TJAL enfatiza importância do diálogo para resolução de conflitos; evento homenageia os 35 anos da Constituição Federal
“Magistrado sozinho e advogado sozinho pouca coisa realizam. É em equipe e com diálogo que conseguimos crescer e resolver”. Foi com essa frase que o desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), iniciou sua palestra na Conferência Estadual da Advocacia, nesta sexta (6). Na ocasião, o presidente discutiu os desafios do Judiciário alagoano na atualidade e enfatizou a importância das parcerias e conciliações para resolver problemas.
O presidente do TJAL integrou o painel 3 que tratou sobre os direitos sociais nos 35 anos da Constituição Federal. A mesa foi presidida por Luciano Almeida, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Alagoas). O membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB César Brito, a advogada e procuradora municipal Natália Catão e o desembargador do TRF 5 Paulo Cordeiro também participaram do painel.
Em sua palestra, Tourinho enfatizou que é necessário dialogar mais para que seja possível resolver os conflitos da melhor forma para as partes envolvidas.
“Dialogar mais vai nos ajudar a diminuir os nossos problemas, porque muitas vezes os conflitos são facilmente resolvidos quando nós discutimos os pontos e juntos chegamos a soluções viáveis e justas”, disse.
Ele ainda pontuou que um dos maiores desafios do Judiciário na atualidade é dar vazão aos inúmeros processos que tramitam e que para isso, é necessário cooperação.
“Um dos grandes papéis dos advogados é trabalhar em cooperação, dentro da relação jurídica processual, um princípio fundamental do processo civil e que deve ser norteado pela lealdade e pela boa fé. E juntos, Judiciário, advogados e todos os operadores do direito, conseguimos encontrar as soluções mais justas para as partes envolvidas ”, disse.
Ele finalizou sua palestra dizendo que “nós, magistrados, precisamos de vocês, advogados”, ressaltando que é necessário “sentar juntos para diminuir e resolver os problemas”.
Vagner Paes, presidente da OAB Alagoas, destacou o quanto a parceria entre a OAB e o Judiciário tem possibilitado muitas conquistas para todo o sistema jurisdicional diminuindo a distância e facilitando a resolução dos problemas.
“O presidente Fernando Tourinho é um dos grandes entusiastas do diálogo, isso tem sido uma marca da sua gestão. E recebê-lo no nosso evento como palestrante é uma honra e tenho certeza que daqui sairão algumas boas ideias para levarmos de forma prática para todos”, falou.
O evento continua com uma programação repleta de painéis e discussões. E um dos palestrantes convidados é o desembargador Fábio Ferrario que irá discutir o “Poder Judiciário e a advocacia: um diálogo na defesa das prerrogativas”. A palestra faz parte do painel do 6 que discutirá as prerrogativas da advocacia nos 35 anos da Constituição Federal. O painel conta ainda com os advogados Ércio Quaresma e Cristina Lourenço.
imprensa@tjal.jus.br














