Comarca de Marechal Deodoro leva diversão a crianças em vulnerabilidade social
‘Vamos integrar’ é um projeto do Judiciário em parceria com órgãos públicos; crianças tiveram um dia especial no Fórum da cidade
Uma parceria entre a 1ª Vara da Comarca de Marechal Deodoro e diversos órgãos públicos proporcionou uma comemoração do Dia das Crianças especial. O projeto ‘Vamos Integrar’ reuniu, nesta terça (10), cerca de 250 crianças na sede da comarca, para um dia de aproximação com o Judiciário, diversão e brincadeiras.
O projeto, criado pela 1ª Vara Cível e Criminal da Infância e Juventude de Marechal Deodoro, visa aproximar o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) da comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Durante todo o ano, a iniciativa promoveu palestras em escolas públicas municipais e casas de acolhimento da cidade. A ação recreativa desta semana da criança finalizou a programação, através de um dia de muita diversão com brinquedos, lanche, pintura, contação de estórias e diversas atividades lúdicas.
Segundo a servidora Adriana Alves, organizadora do evento e coordenadora da infância e juventude da comarca, a ideia do projeto é realmente integrar, como o nome já diz.
“Tivemos essa ideia de levar os mais diversos órgãos de proteção ao encontro da criança, para que contassem o que fazem, retirando o estigma de que a criança tem que ter medo do Judiciário, da Polícia, do Conselho Tutelar e de outros órgãos”, explicou a servidora.
Maria Yasmim Costa, de 11 anos, aproveitou todos os brinquedos disponibilizados na ação. “Eu tô amando essa festa linda. Amei brincar com o palhaço e nos brinquedos, comer pipoca e algodão doce. Eu queria que o dia da criança fosse todos os dias”, disse animada.
A magistrada Priscilla Cavalcante, juíza substituta da 1ª Vara, enalteceu a importância de ações desta natureza. “Nosso objetivo é facilitar o acesso para essas crianças e suas famílias, mostrando que estamos de portas abertas e que podem nos procurar”, destacou a juíza.
A secretária de Educação de Marechal Deodoro, Karol Flora, enfatizou que a parceria com o Judiciário vem promovendo ações de aproximação com a comunidade local. “Em parceria com o Tribunal de Justiça, temos feito várias ações nas escolas, ensinando de forma lúdica que as crianças têm direitos e responsabilidades”, explicou.
O projeto Vamos Integrar acontece desde 2019 e está em sua 2ª edição. Além do TJAL, fazem parte da iniciativa a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública, a Promotoria de Justiça, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, comerciantes locais, entre outros.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - SD
imprensa@tjal.jus.br













