Magistrados se capacitam sobre inovações tecnológicas para gestão de arquivos no TJAL
Bruno Massoud e Bruna Fanny, da Comissão Permanente de Avaliação Documental, participam do Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário
Juízes Bruno Massoud e Bruna Fanny, no Congresso de Arquivos do Poder Judiciário.
Os juízes Bruno Massoud e Bruna Fanny, do Judiciário de Alagoas, avaliam que os debates do VI Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário devem contribuir para aperfeiçoar as ferramentas tecnológicas usadas para a guarda arquivística de processos no Tribunal alagoano. Os magistrados participam do evento em Brasília, no Tribunal Superior do Trabalho, nesta quinta e sexta-feira (20).
“Os atuais sistemas de tramitação de processos, como o SAJ, PJE, SAI e SEI, tinham como preocupação inicial o atendimento às necessidades dos usuários para as respostas jurisdicionais e administrativas. Nesse novo cenário, é preciso aprimorar as ferramentas para a guarda arquivística desses processos, para que possam servir como instrumentos de pesquisa”, explica Bruno Massoud.
Os magistrados fazem parte da Comissão Permanente de Avaliação Documental. O grupo pode propor novas funcionalidades aos sistemas, ou a integração com outros sistemas que atendam às necessidades arquivísticas.
“O Congresso tem especial relevância para a preservação da história do Poder Judiciário Alagoano, capacitando magistrados e arquivistas para a custódia, indexação e divulgação de documentos digitais, e nos dando subsídios teóricos para o tratamento dos processos eletrônicos, sejam judiciais ou administrativos”, frisou Massoud.
Organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o Congresso visa promover a disseminação de conhecimentos e melhores práticas na gestão de documentos, especialmente, os produzidos em meio digital, além de proporcionar a troca de experiências e capacitação dos participantes.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - IN
imprensa@tjal.jus.br













