Saúde 23/10/2023 - 11:52:35
Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Mastologista Alexandre Calado evidenciou algumas práticas de prevenção primária que auxiliam na diminuição dos riscos do câncer de mama

Com o propósito de conscientizar magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) proporcionou uma palestra com o tema “Prevenção contra o câncer de mama” apresentada pelo médico mastologista Alexandre Calado. O evento alusivo à campanha ‘Outubro Rosa’ foi realizado nesta segunda (23), no Pleno do TJAL.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Orlando Rocha Filho, enfatizou a importância da campanha de conscientização. “Se houver prevenção, acompanhamento, preocupação e cuidado, o índice de mortalidade naturalmente cai, mas isso depende da prevenção”, ressaltou o desembargador.

O doutor Alexandre Calado destacou os benefícios que o diagnóstico precoce oferece no tratamento do tumor. “Hoje a gente sabe que quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil o tratamento e muito maior a chance de cura ”.

Alexandre acrescenta que apesar desta doença ser comum, muitas mulheres desconhecem este tipo de câncer e as formas de se prevenir. Durante a explanação, o mastologista esclareceu que o exame de prevenção, a mamografia, deve ser feito uma vez ao ano por mulheres a partir de 40 anos. Em casos específicos de suspeita ou fator hereditário, esta idade pode ser antecipada.

No decorrer da palestra, foram apresentadas algumas práticas de prevenção primária que auxiliam na diminuição dos riscos do câncer de mama. Manter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas regularmente, pelo menos três vezes na semana, possuir o peso adequado, evitar consumo alcoólico e amamentar estão entre os hábitos que reduzem as chances de ter a doença.

O médico reforçou que não há necessidade de temor quanto aos exames, pois, apesar de incômoda, “a mamografia pode dar o diagnóstico do câncer numa fase muito precoce, quando ele tem menos que um centímetro, por isso a chance de cura é praticamente 100%”.

A secretária especial da Presidência, Luciana Omena, uma das organizadoras do evento, falou sobre a parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas. “Dispuseram 100 exames de mamografias aqui pra nós, e até a presente data já conseguimos realizar 37 exames gratuitamente para as nossas colaboradoras”.

Luciana Omena explicou que a iniciativa promovida pelo TJAL é fundamental para lembrar as servidoras de procurar a prevenção.  A campanha do ‘Outubro Rosa’ do TJAL é uma iniciativa da Secretaria Especial da Presidência, com apoio da Diretoria de Comunicação.


Carol Neves - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br