Juízas de Alagoas discutem combate à violência doméstica em evento no RS
Protocolos para julgamento com perspectiva de gênero e políticas públicas para mulheres serão debatidos no encontro, que segue até sexta (27)
Juízas Natália Castro e Lívia Mattos participam de fórum nacional em Porto Alegre.
As magistradas Natália Castro e Lívia Mattos representam o Judiciário alagoano no XV Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fonavid). O evento teve início na terça (24) e segue até sexta-feira (27), na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
"O objetivo é trocar experiências e discutir práticas de enfrentamento à violência doméstica. Ao final do evento, serão aprovados enunciados que vão servir para orientar nas decisões judiciais", explicou a magistrada Natália.
Entre os assuntos que serão debatidos estão o acesso das mulheres à Justiça, protocolos para julgamento com perspectiva de gênero e a articulação interinstitucional e implementação de políticas públicas para mulheres. Confira aqui a programação.
No primeiro dia do encontro, houve reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cocevid). Segundo a juíza Natália Castro, foram debatidos projetos que têm dado certo no combate à violência contra a mulher.
"Discutimos o aprimoramento do monitoramento eletrônico com o botão do pânico, bem como trocamos experiências sobre como os estados estão implementando os grupos reflexivos. Além disso, quais práticas bem sucedidas em um estado poderiam ser implementadas em outros", afirmou.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS
imprensa@tjal.jus.br













