Esmal 07/11/2023 - 11:43:26
Esmal inscreve para curso sobre política antimanicomial Estadual
Voltada para magistrados, capacitação oferece 40 vagas e terá participação do desembargador Luís Lanfredi, juiz auxiliar do CNJ

Formação será ministrada por 15 profissionais de diversas áreas do conhecimento. Formação será ministrada por 15 profissionais de diversas áreas do conhecimento. Arte: Dicom/TJAL

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) abriu, nesta terça-feira, 7,  inscrições para o curso “A política antimanicomial Estadual do Tribunal de Justiça de Alagoas de acordo com a resolução nº 487/03 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)". A formação de 20 horas-aula destina-se a magistrados.

Clique aqui para ler o edital. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de dezembro, neste link. As aulas serão presenciais no auditório da Esmal, nos dias 14 e 15 de dezembro, das 8h30 às 12h45, e das 14h às 18h15. Já no dia 18 de dezembro, ocorrerá uma avaliação assíncrona.

A formação será aberta pela desembargadora Elisabeth Carvalho, diretora da Esmal, que fará uma homenagem à alagoana Nise da Silveira, uma das pioneiras da luta antimanicomial no país. O juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, desembargador Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, também participará do encontro, fazendo uma exposição sobre a Resolução nº 487/2023 do CNJ, que trata do tema. 

A capacitação será ministrada por mais 13 profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como promotores, juízes, defensores públicos, procuradores, médicos, psicólogos, assistentes sociais e professores. O objetivo do curso é capacitar os juízes do TJAL para compreender os efeitos jurídicos e extrajurídicos da gestão do tratamento da pessoa com transtorno mental em sede de audiência de custódia, no curso do processo penal,, do adolescente em processo de ato infracional e na execução da pena.

Entre os assuntos que serão abordados estão a desinstitucionalização do Complexo Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, os Direitos Humanos e a Política Antimanicomial, a resolução nº 487/2023 no âmbito do Processo Penal e a Rede de Atenção Psicossocial do território do Estado de Alagoas.

Douglas Henrique-  Ascom Esmal/ TJAL

(82) 2126- 5378 - imprensa@tjal.jus.br