Evento ocorre em Manaus (AM). Foto: TJAM
O uso de tecnologia em favor do Poder Judiciário foi um dos temas discutidos, nesta quinta-feira (9), durante o segundo dia do “VIII Encontro de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil”. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, participa dos debates que ocorrerão até esta sexta (10), em Manaus (AM).
Os juízes Antônio Rafael Casado e João Paulo Martins, auxiliares da Presidência do TJAL, também acompanham o evento.
O magistrado auxiliar da Presidência do TJAM, Igor de Carvalho Leal Campagnolli, falou sobre o “Juiz de Garantias: caminhos concretos para a implementação pelos tribunais”. O magistrado explicou que o objetivo é ter atuação separada do juiz de garantias e daquele que atuará posteriormente, na fase de instrução.
“Centrais de Processamento e Unidades de Processamento Judicial” foi o segundo tema debatido pelos participantes. O juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, diretor da Central de Processamento Eletrônico (CPE) do TJ do Mato Grosso do Sul conduziu a palestra.
Também foi apresentada aos presidentes dos tribunais a tecnologia “BERNA: Busca Eletrônica em Registro usando Linguagem Natural”, idealizada pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e que busca favorecer a redução do tempo de tramitação processual.
As novas tecnologias e, especificamente a adoção de Inteligência Artificial no Poder Judiciário, será aprofundada, ainda na programação deste "VIII Consepre", com a apresentação “Poder Judiciário disruptivo e Inteligência Artificial”, que será realizada nesta sexta-feira (10) pelo vice-presidente do Consepre e presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia.
Dicom TJAL, com informações do TJAM
imprensa@tjal.jus.br