Presidência 17/11/2023 - 12:12:47
Associação de Magistrados reconhece atuação de desembargadores do TJAL
Fernando Tourinho, Orlando Rocha, Domingos Neto e Alcides Gusmão foram homenageados com a comenda Pontes de Miranda, nesta sexta (17)

Alcides Gusmão, Domingos Neto, Fernando Tourinho, Orlando Rocha e Hélio Pinheiro Alcides Gusmão, Domingos Neto, Fernando Tourinho, Orlando Rocha e Hélio Pinheiro

Os desembargadores Fernando Tourinho, Orlando Rocha, Domingos Neto e Alcides Gusmão foram homenageados, nesta sexta (17), em solenidade no TJAL, com a Comenda Pontes de Miranda, da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis).

“Trata-se da maior honraria de nossa associação e que é destinada a quem tem reputação ilibada e contribui para aperfeiçoar o nosso sistema de Justiça”, justificou o juiz Hélio Pinheiro, presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas.

Além de Fernando Tourinho, presidente do TJAL, Orlando Rocha, vice-presidente, Domingos Neto, corregedor da Justiça, e Alcides Gusmão, corregedor do TRE, o desembargador Klever Loureiro, presidente do TRE, será homenageado posteriormente.

Maior doutrinador do mundo 

“Uma honra receber uma comenda que presta homenagem ao maior doutrinador do mundo, Pontes de Miranda”, discursou o presidente Fernando Tourinho, que destacou o trabalho da atual diretoria da Associação dos Magistrados (Almagis).

Francisco Pontes de Miranda nasceu em São Luís do Quitunde, em 1892. Foi advogado, jurista, filósofo, matemático, magistrado, diploma e escritor. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1979.

É considerado o parecerista mais citado na jurisprudência brasileira. Desde a década de 1990, suas obras estão sendo atualizadas e retornando ao mercado editoral.

Presidente Fernando Tourinho entre juízes que representaram TJAL em competição esportiva nacional / Foto: Caio Loureiro


Destaque em jogos da magistratura

O presidente também destacou, na solenidade, o desempenho dos 15 juízes representantes do TJAL nos Jogos Nacionais da Magistratura, em Goiás, em outubro. Eles conquistaram o segundo lugar geral da competição.

“Trata-se de conquista gigante da magistratura. São 49 medalhas e o segundo lugar geral da competição, que reuniu magistrados de todo o Brasil. O esporte agrega e proporciona saúde”, finalizou o presidente Fernando Tourinho.

Os desembargadores José Carlos Malta, Carlos Cavalcante, Ivan Brito, Paulo Zacarias, além do juiz Alberto Jorge, convocado para a composição do Pleno, compareceram à solenidade, além de servidores e diretores do TJAL.


Maikel Marques - Dicom TJAL 
imprensa@tjal.jus.br