Arte: Clara Fernandes (Dicom - TJAL)
Com o intuito de otimizar as atividades das unidades judiciárias de todo o estado, o SAJ Insights, ferramenta que gera relatórios estatísticos do 1º grau de jurisdição, agora conta com um filtro que identifica se os processos paralisados há mais de 100 dias estão na fila de cartório ou de gabinete. Além disso, é possível visualizar o sequencial de cada processo.
Antes, o SAJ Insights enviava uma lista misturada entre cartório e gabinete, o que dificultava identificar o que era de competência dos juízes ou dos servidores. Com as mudanças no sistema, será mais fácil colocar em evidência os processos que são prioridades para o Judiciário alagoano e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O passo a passo de como filtrar as informações de cada unidade judicial pode ser acessado no
manual do SAJ Insights ou por meio do
vídeo interativo, elaborados pela equipe do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), também responsável por sanar dúvidas de magistrados e servidores quanto ao sistema.
SAJ Insights
O SAJ Insights foi lançado pelo presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, em fevereiro deste ano, com o intuito de gerar relatórios do 1º grau de jurisdição. A ferramenta possui uma linguagem visual com elementos gráficos que facilitam a compreensão da situação das unidades judiciais de todo o estado. Além disso, permite que magistrados e servidores comparem a própria unidade com outras semelhantes e compreendam quais procedimentos estão sendo adotados para que sejam mais eficientes.
Niel Rodrigues - Ascom CGJ/AL
imprensacgj.al@gmail.com