Infância e Juventude 28/11/2023 - 10:13:21
CNJ promove evento online sobre fomento à leitura no sistema socioeducativo
Evento ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’ é uma ação do Programa Fazendo Justiça, com participação do Sistema de Justiça e de adolescentes que cumprem medidas

Arte: CNJ.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nos meses de novembro e dezembro de 2023, o II Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Leitura. O tema desta segunda edição do evento é “Manifestações literárias e participação juvenil”. Confira aqui a programação completa, inscreva-se e acesse os links de transmissão.

Os dois primeiros dias, 29 e 30 de novembro, serão abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube e emissão de certificado. O destaque deste início é o lançamento do primeiro Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Socioeducativo, mas também acontecerão debates, apresentações artísticas e trocas sobre experiências culturais em contexto socioeducativo.

A programação continua nos dias 6 e 7 de dezembro, com duas sessões fechadas direcionadas aos adolescentes em unidades de internação e profissionais envolvidos no acompanhamento de medidas socioeducativas. No dia 13 de dezembro, o encerramento será marcado pela primeira Conferência Livre de Cultura no Sistema Socioeducativo, parceria entre o CNJ e o Ministério da Cultura (Minc).

Nesta segunda edição, será fomentada a literatura em suas múltiplas formas de manifestação, com participação de atores do sistema de Justiça e garantia de direitos, artistas, e dos adolescentes em cumprimento de medida nas 27 unidades da federação.

O evento ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’ é uma ação de Fomento à Leitura do Programa Fazendo Justiça, executado por meio de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para acelerar transformações no campo da privação de liberdade.

Em Alagoas, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE) e as unidades socioeducativas, têm sido parceiras para viabilizar a participação de profissionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas de internação e semiliberdade.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br