Corregedoria 29/11/2023 - 10:42:47
CGJ conclui inspeções aos cartórios programadas para novembro
Visitas têm o intuito de verificar a estrutura e o funcionamento das serventias, além de orientar sobre normativos da CGJAL, TJAL e CNJ

Cartório do Serviço Registral e Notarial do Distrito de Craíbas. Foto Niel Rodrigues Cartório do Serviço Registral e Notarial do Distrito de Craíbas. Foto Niel Rodrigues

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), por meio do departamento Extrajudicial, cumpriu integralmente o calendário de inspeções que estavam programadas para o mês de novembro a cartórios extrajudiciais de Alagoas. Uma das serventias contempladas foi o Cartório do Serviço Registral e Notarial do Distrito de Craíbas, no Agreste do estado, que guarda documentos que datam de 1939, até os dias de hoje.

Conforme Cláudia Larissa Teixeira de Araújo, interina do Cartório de Serviço Registral e Notarial do Distrito de Craíbas, a visita da Corregedoria é extremamente importante para a unidade, por ser um momento de sanar dúvidas com o juiz auxiliar, Anderson Passos, sobre os serviços do cartório, de maneira geral.

“Nos ajuda muito no nosso trabalho, nos auxilia a ofertar o melhor serviço. Além disso, todos os dias utilizamos os sistemas de cartório, então tiramos dúvidas sempre que necessário. Aqui, por exemplo, nós temos alguns livros com processos antigos, que estão um pouco desorganizados e ainda não estão no sistema, mas, diariamente, eu tento fazer essa atualização”, comentou Cláudia Larissa.

O cartório administrado pela interina oferta certidões de nascimento, casamento e óbito, além de notas, procuração, reconhecimento de paternidade e união estável. A unidade também realiza casamentos coletivos.

“Todos os meses fazemos casamentos. Não é uma demanda grande, mas a gente sempre recebe o pessoal para se cadastrar, fazer todo o processo de habilitação e, no dia marcado, vamos ao Fórum de Arapiraca para realizar a cerimônia com o juiz”, completou. 

O juiz Anderson Passos, com o auxílio da servidora Maria Gabriela Ramos Dias, também inspecionou o Cartório de Serviço Notarial e Registral do Único Ofício de Craíbas, onde dialogou com a tabeliã Ronege Valéria dos Santos Alves e com a tabeliã substituta, Helenilda Amorim de Queiroz.

Além de verificar o funcionamento dos cartórios, o magistrado também orienta sobre normativos da CGJAL, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao todo, no mês de novembro, foram visitados 17 cartórios, conforme lista a seguir:

Em Arapiraca
Cartório do 2º Ofício de Notas de Arapiraca;
Cartório de Registro Civil do 3º Distrito;
Cartório de Registro Civil e Notas;
Cartório do 2º Distrito do Registro Civil;
Cartório do Registro Civil de Arapiraca – 1º Distrito;
Cartório do Registro Civil do Distrito de Vila São José.


Em Craíbas
Cartório do Registro Civil e Notas;
Cartório do Serviço Registral e Notarial do 1º Distrito;
Cartório de Único Ofício.


Em Girau do Ponciano
Cartório do Registral Civil;
Cartório do Registro Civil do Distrito e Canafístula do Cipriano;
Serviço Notarial e Registral.


Em São Sebastião
Cartório do Único Ofício;
Serviço de Registro Civil e Notas. 


Em Junqueiro
Cartório do Único Ofício;
Registro Civil de Pessoas Naturais.


Niel Rodrigues - Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com