Presidente Fernando Tourinho em peça da campanha 'Novembro Azul'. Arte: Dicom TJAL
Servidores e magistrados do Judiciário de Alagoas se mobilizaram em apoio ao "Novembro Azul" e participaram de campanha de conscientização sobre a saúde do homem. As peças foram produzidas pela Diretoria de Comunicação (Dicom) e disponibilizadas no Tribunal de Justiça, Corregedoria, Escola da Magistratura (Esmal) e Fórum da Capital.
A iniciativa, da Secretaria Especial da Presidência do TJAL, buscou conscientizar sobre as doenças que atingem os homens, em especial o câncer de próstata, e alertou para a importância dos exames preventivos.
O urologia Ricardo Costa lembrou que o câncer de próstata é uma doença silenciosa. "No estágio inicial, é totalmente silencioso, o que faz com que muitos homens não procurem um especialista. Por isso, a importância dos exames de rastreio anuais para diagnosticá-lo no início, quando não há sintomas".
O médico explicou ainda que o diagnóstico precoce só acontece a partir dos exames feitos com regularidade, entre eles o PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado por meio da coleta de sangue que identifica os níveis de uma proteína produzida pela próstata, e o exame de toque retal.
"Pelo menos 15% dos homens com PSA normal podem ter câncer diagnosticável pelo toque retal. O PSA elevado não significa que o homem tem câncer de próstata. Pelo menos 25% dos homens com aumento do PSA até 10 ng/ml não vão ter câncer de próstata", explicou.
O especialista falou ainda sobre os fatores de risco, os principais sintomas e as formas de tratamento da doença. Confira
aqui. As peças da campanha podem ser conferidas na galeria abaixo.